top of page

Escritores gonçalenses garantem participação no Salão do Livro



Em reunião realizada no dia 5 de março entre prefeitura e uma comissão de escritores gonçalenses, foi definida a programação definitiva do I Salão Municipal do Livro de São Gonçalo que ocorrerá nos dias 10, 11 e 12 de março na casa de shows I9.

Ficou acertada a participação dos integrantes do evento de poesia Uma Noite na Taverna e do Coletivo Ágora Urbana na oficina "A Nova poesia gonçalense", além do direito dos escritores e editoras locais em oferecer suas obras em estande específico para venda de suas obras. Será disponibilizada uma moeda própria para o evento, o gonçalinho, que terá paridade com o real. São 700 mil gonçalinhos (reais) distribuídos entre estudantes e profissionais da educação para aquisição dos livros.

Editoras e escritores independentes interessados em vender as suas obras devem procurar a secretaria de Educação até o dia 9 para cadastramento.

PROTESTO

A reunião, que contou com a presença dos secretários de Governo e Educação, Sandro Almeida e Claudio Mendonça, foi pedida pelo vereador Marlos Costa após protestos de escritores no facebook. "Houve realmente uma falha de comunicação, mas nada que uma conversa não resolva. Temos certeza que no próximo Salão (do Livro) já teremos aprimorado o evento", disse Almeida. O secretário Claudio Mendonça cedeu a sua Oficina à comissão de escritores presentes à reunião.

O vereador Marlos Costa elogiou a postura do governo em ter recebido e acatado as reivindicações dos escritores: "Foi uma reinvindicação justa e fico feliz do governo ter entendido assim. O Salão do Livro é importantíssimo para a cidade e para o fomento da leitura entre crianças e jovens do município. E os nossos escritores não podiam ficar de fora", disse Marlos.

O I Salão Municipal do Livro de São Gonçalo faz parte das comemorações do Dia Municipal de Incentivo à Leitura, comemorado no dia 12 março.

Além dos secretários e do vereador Marlos Costa, estavam presentes à reunião os escritores Rodrigo Santos e Rômulo Narducci (Uma Noite na Taverna), os representantes do Ágora Urbana, Matheus Goudar e Carlos Vitorino, e também a coordenadora municipal de leitura Isabel Tubino.

Para saber a programação completa clique aqui.

SERVIÇO:

Secretaria de Educação: 2199-6520 Email: coord.leitura.semed@pmsg.rj.gov.br

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page