top of page

O que é empreendedorismo?



No Brasil o tema nunca foi tão discutido, vemos competições, iniciativas do governo e privadas, mas afinal o que é o empreender?

Eu diria que empreendedorismo é tornar uma ideia real. É fazer um sonho acontecer, mas a parte mais importante é que essa ideia ou sonho precisa levar valor para outras pessoas. Entenda valor como algo que qualquer coisa que as pessoas vejam como boa. Frequentemente nos negócios esse valor é traduzido em dinheiro, mas pode ser o bem estar que traz a pessoa, a identidade ou qualquer outra coisa que coloque como importante.

Eu posso ter o sonho de pular de paraquedas e realizar esse sonho, mas dificilmente alguém vai se sentir realizado por eu estar pulando...então criei valor apenas para mim mesmo, mas se ao pular eu fizer um vídeo e ensinar a alguém. Se eu fizer uma propaganda enquanto eu pulo. Se eu estiver guiando outras pessoas. Então estarei criando valor para pessoas além de mim, estou empreendendo.

Frequentemente o empreendedorismo se revela em empresas, mas existem outros caminhos como criar ONGs, Festivais, Eventos...o importante é você tirar sua ideia do papel e levar algo de útil para outras pessoas.

Quando eu tinha 16 anos comecei um canal de vídeo chamado Skilos Produções com alguns amigos, era algo completamente bobo e sem intenção, mas foi ganhando forma e foi crescendo, ainda não conseguimos um viral, mas sem dúvida criamos valor para outras pessoas, já que temos vídeos com mais de 10.000 visualizações. Um dia apresentei meus vídeos para um professor num estágio que fazia, hoje somos sócios e a Skilos produções, antes um canal de bobeira se tornou nossa empresa que têm crescido e têm produzido projetos educacionais muito diferentes.

Imagino que você tenha uma grande ideia na sua cabeça, todos nós temos poder criativo. Tenho certeza que você é ótimo em algum assunto e que as pessoas o admiram por essa sua habilidade. Tome coragem, inspire-se! O mundo está cheio de problemas a serem solucionados e as pessoas estão sempre esperando coisas boas. Então não deixe de lado sua ideia, empreenda e traga valor para as pessoas e cidade.

Gulherme Lopes é Biólogo e sócio da Skilos Produções

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page