top of page

Congresso de saúde mental reuniu psicólogos na OAB



O I Congresso de Saúde Mental e Comportamento: Psicologia, Educação e Interfaces, realizado em 28 de março no auditório da Ordem dos Advogados (OAB SG), foi mais um marco para São Gonçalo. Promovido pelo Instituto de Saúde Mental e do Comportamento (ISMC), o evento contou com palestras, apresentação de artigos e premiação às escolas que se destacaram, em 2014, como melhor projeto e melhor equipe pedagógica. O tema central foi “o sentido das coisas”. A palestra de abertura foi com a psicóloga Mariângela Bazburz, com o tema “O Sujeito na Psicanálise: o que move seus atos”. Em seguida foi a vez da também psicóloga, Silvia Quintan, abordando “O amor e o sentido das coisas”.

A mesa redonda teve a apresentação de artigos da equipe da ISMC. O artigo da psicóloga Salúquia di Renna foi: “As Fases e Elaboração do Luto”; a neuropedagoga Fabíula Fronzem apresentou seu artigo: “Neuropedagogia no Processo e na Dificuldade de Aprendizagem”, e eu, José Eduardo Testahy Jr, apresentei o meu sobre o “A Adicção (vício) à Internet”. Após a mesa redonda, o fundador do ISMC, o professor e psicólogo Diogo Bonioli, palestrou sobre “O Sentido da Dislexia: um Dom”.

A palestra final ficou a cargo do professor, escritor e teólogo Leonardo Boff, que de forma magistral fez uma reflexão do sentido da vida diante do capitalismo selvagem e das severas agressões à natureza. Boff citou o seu encontro com o atual ex-presidente do Uruguai, José Mujica, que o recebeu em sua humilde residência na zona rural vestindo uma camiseta rasgada e os pés sujos de barros, para ressaltar que não precisamos de riquezas materiais para alcançar a felicidade.

As premiações foram para o Centro Cultural Raul Veiga (CERV), como a melhor equipe pedagógica, e para o Colégio São Francisco de Assis, como o melhor projeto.

O Congresso mostrou que São Gonçalo, mesmo ainda não possuindo um curso de Psicologia, tem competência para realizar um evento específico voltado para área da saúde e educação, fornecendo informações de grande valia aos estudantes e profissionais da área de Psicologia, bem como aos professores e instituições escolares da cidade.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page