top of page

Os trabalhadores precisam se unir



Prezados leitores do jornal Daki, estamos vivenciando um possível retrocesso dos direitos trabalhistas adquiridos com muita luta desde a Revolução Industrial na década de 30. A CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) foi criada através de um Decreto-Lei de 1 de maio de 1943 e sancionada pelo então presidente Getúlio Vargas.

Getúlio não foi nenhum santo e eu particularmente tenho minhas reservas em relação a sua trajetória, mas não podemos negar a sua sagacidade e inteligência que teve ao abraçar a classe trabalhista.

Cada trabalhador assalariado sabe o que é acordar todos os dias para cumprir uma jornada de 8 horas, enfrentar o estresse no trânsito e lá se vão horas antes de chegar para sua labuta, com sua marmita na bolsa e torcendo para que a comida não esteja azeda ao abrí-la na hora do almoço.

A carteira de trabalho assinada é a garantia das férias, do décimo-terceiro salário e da tão sonhada aposentadoria, afinal todos sonham em um dia poder usufruir da sombra e água fresca.

A aprovação pela Câmara dos deputados em favor do projeto da terceirização é um desreipeito aos trabalhadores, pois com isso perderemos todos os nossos direitos e garantias assegurados. Num dia que não será belo podemos acordar com o infalível despertador digital, afinal vivemos na era da tecnologia e constatar que fomos dispensados e substituídos por outro proletariado e que nada temos. Rescisão trabalhista, seguro desemprego, Fgts, esqueça!

Não sou filiada a nenhum partido, mas também não sou apartidária e tenho um lado que sempre será pelo fim das desigualdades e pela equidade e justiça social. Acredito que podemos construir e viver em uma sociedade onde uma Educação de qualidade e a conscientização política seja a construção para um cidadão que lute por todos e não somente por sua ascensão individual.

Trabalhadores do Brasil, uni-vos!

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page