top of page

Cidade Limpa é outra coisa



Em viagens por cidades do Estado de Minas e do Rio de Janeiro, observei a preocupação de seus administradores com a limpeza das ruas e preservação do meio ambiente. Poços de Calda, Caxambu, São Lourenço, Caratinga, Ouro Preto, Cabo Frio e tantas outras, servem como exemplo.

Faço o comentário porque não me conformo em ver São Gonçalo, com toda essa dificuldade na busca de alternativas visando o seu próprio progresso. Mesmo com iniciativa do governo, tentando conscientizar a população da necessidade de se manter a cidade limpa a missão não tem sido fácil.

Mas tudo é questão de princípio, pois sabemos que educação de um povo se mede pela forma como ele age e procede. A verdade é que, não basta apenas ficar culpando o prefeito de uma cidade; todo cidadão tem por dever e obrigação fazer a sua parte, até mesmo fiscalizando e cobrando responsabilidades dos que teimam em fazer o contrário, ou seja, proceder de forma incorreta.

Precisamos criar consciência de que não basta apenas cobrar ação das autoridades, a responsabilidade também é nossa.

Há pessoas que, sem nenhuma cerimônia, vão jogando tudo quanto é detrito por onde passam: copos descartáveis, pontas de cigarros, papéis e uma série de outros objetos, e ainda se acham no direito de reclamar.

São Gonçalo precisa deixar de ser lixeira de outras cidades, como temos visto algumas vezes. Já temos lixo demais por aqui. De uma forma ou outra, vale a pena louvar a iniciativa do governo municipal afixando placas nos terrenos baldios e ameaçando multar os que teimam em jogar lixo nas ruas. Falta apenas colocar mais coletas de lixo nos pontos centrais e nas principais ruas do município.

Com esta contribuição, haveria forte respaldo na hora de cobrar da população.

Como segundo Colégio Eleitoral do estado e décima quarta cidade do país, São Gonçalo está sempre servindo aos políticos de fora, em época de eleição. Pena que, infelizmente, não recebe nada em troca. Não há nenhum retorno daqueles que conseguem se eleger e isto precisa e deve ser cobrado.

Para se reestruturar melhor e buscar novos progressos, São Gonçalo precisa de ajuda e apoio de todos, mas de forma profissional e responsável. Lembrar só em época de eleição e depois sumir, é faltar com respeito para com a população desta cidade.

É Importante que o governo municipal faça a sua parte. Entendo que uma forte campanha, buscando conscientizar a população, lembrando que, limpeza também faz parte da educação e civilidade de um povo, seria muito bem vinda. Por outro lado, a Prefeitura precisa cuidar melhor da iluminação pública.

Este é um setor que, há muito, vem deixando a desejar...Afinal, se existe cobrança, o serviço tem que ser feito, certo?

Gostou? Curta a página Daki no facebook, aqui.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page