top of page

Educação em SG à beira do colapso



A situação da educação em São Gonçalo, que já estava caótica, beira o colapso. O prefeito Neilton Mulim mesmo depois de posto contra a parede sendo obrigado a demitir o então secretário Claudio Mendonça por pressão dos vereadores, não tem tido sossego com a sucessão de problemas que surgem nas escolas todos os dias.

Unidades de ensino sucateadas ou inacabadas, amplamente denunciadas pela comissão de educação da Cãmara e divulgadas pela imprensa, agora enfrentam uma crise seríssima de abastecimento de merenda pela empresa contratada para prestar o serviço, a Homebread. “A empresa está há meses sem receber e alega não ter condições de prestar os serviços até a situação financeira com a prefeitura se normalizar”, afirmou o vereador Professor Paulo (PT), que é o presidente da comissão na Câmara e acompanha o caso.

Por conta do desabastecimento de merenda, várias unidades de ensino reduziram pela metade a carga horária por não terem o que oferecer às crianças, muitas delas tendo como única fonte de alimento a merenda servida nas escolas. A prefeitura informou que o problema foi ocasionado por um “erro de logística da empresa que já foi solucionado”. A Homebrad foi despejada do galpão que ocupava em Vista Alegre por falta de pagamento do aluguel.

FUNDEB

Para agravar de vez o problema, a prefeitura pode ficar sem os repasses federais do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) por prestação de contas irregular ao Conselho de Acompanhamento e Controle Social (CACS) que deu parecer desfavorável a ser encaminhado ao governo federal. Por lei, os repasses (algo em torno de 140 milhões de reais) só são liberados após pareceres favoráveis do CACS. Sem essa verba, o sistema entra em colapso total, atingindo diretamente os professores. Parte dos salários da categoria é paga com recursos do Fundeb.

Os professores, que fizeram um enterro simbólico da educação em protesto no dia 19, exigem da prefeitura pagamento de hora extra atrasado, equiparação de salário ao piso nacional e melhoria nas condições de trabalho da categoria.

Gostou? Curta a página Daki no facebook, aqui.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page