Buscar

Controlar a super população de animais na cidade é preciso



O Movimento de Proteção aos Animais da cidade de São Gonçalo realiza atividades regulares desde ano 2010. Nesse período, já foram realizadas duas audiências: uma em 2011 e outra no ano de 2012, ambas na câmara de vereadores.

A primeira tratou sobre a necessidade da criação de leis de proteção aos animais e a segunda sobre a importância da existência de um Centro de Controle de Zoonoses na cidade. Desde então, o movimento vem ampliando debates políticos, articulando com o poder público e com a sociedade civil. Visando sempre encontrar a melhor forma de promover as metas do coletivo, tais como a oferta de esterilização gratuita dos animais, fomento de ações educativas sobre a guarda responsável e incremento das campanhas de adoção. Em 05 de setembro de 2012 foi publicada e sancionada a Lei 457/2012, de autoria do vereador Marlos Costa. A mesma prevê a criação do Conselho Municipal de Proteção aos Animais, regulamentação de campanhas de adoção, fiscalização e comercialização de animais. Iniciativa imprescindível para fomentar a discussão e contribuir com o poder executivo.

Desde março de 2015, o governo municipal ensaia a regulamentação da lei e o cumprimento dos seus artigos. Ao longo desta trajetória, o movimento foi capaz de promover parcerias com a Vigilância Sanitária e fundou o Fórum de Popular de Proteção aos Animais de São Gonçalo.

Neste momento, o Fórum Popular se empenha na execução do “Projeto Itinerante”, trata-se da aquisição de um ônibus que sugere a esterilização de animais a partir de sua adequação em um centro cirúrgico móvel.

A sistematização das atividades sugere (4) intervenções por mês com a atuação nos (5) distritos. O projeto itinerante, prevê a de pelo menos (740) animais de ruas entre cães e gatos a cada (6) seis meses. Uma iniciativa que visa minimizar a superpopulação de animais de rua, mapear os protetores do município e fomentar o controle populacional.

Mônica Sá é secretária do Fórum Municipal de Proteção aos Animais de São Gonçalo

Gostou? Curta a página Daki no facebook aqui e fique bem informado.


#MÔNICASÁ #ARTIGOS #PROTEÇÃOAOANIMAIS

MV1.2.jpg
MALUGA_2.jpg

© 2020 POR APOLOGIA BRASIL

  • w-facebook
  • Instagram
  • White Twitter Icon