top of page

Barreira na Niterói-Manilha começa a ser retirada



A concessionária Autopista Fluminense já começou os trabalhos para a retirada de parte da barreira instalada às margens da BR-101, na altura de Manilha, no sentido Sul (Alcântara). A medida atende à uma solicitação da Prefeitura de Itaboraí, e vai permiir que motoristas que saem da cidade em direção a São Gonçalo não precisem mais seguir apenas pela via auxiliar, desafogando o tráfego naquela pista.

Na manhã dessa quarta-feira (20, o prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo, visitou o trevo de Manilha junto de representantes da Autopista, Polícia Rodoviária Federal, empresários e moradores da região, para discutir outras medidas que visam amenizar os engarrafamentos no local.

O grupo esteve nos dois lados da rodovia, buscando soluções para ambos os sentidos da via. Ainda no sentido Sul, está sendo estudado o aumento da capacidade do recuo dos ônibus no ponto em frente ao posto de combustíveis JB, na altura viaduto de Manilha, para também aumentar a fluidez na pista lateral, além da melhoria nos acessos de entrada e saída do posto, em direção à BR-493, para quem se dirige a Itambi. Também está sendo feito um estudo de viabilidade para a liberação do tráfego da Rua Inês Garcia como opção de retorno da BR-101 para Alcântara, próximo ao Motel Surf.

No sentido Norte, a Secretaria Municipal de Transportes vai alterar a mão de algumas ruas internas de Manilha, amenizando o acúmulo de veículos na via lateral próxima à passarela, como a inversão no sentido da Rua Prefeito Jonathas Pedrosa. A Prefeitura e a Concessionária também realizam estudos para melhorar o fluxo de carros na pista, sem interferir na segurança dos pedestres.

“Essas são apenas as primeiras ações. Vamos continuar monitorando, e na próxima semana faremos mais um reunião para decidir os próximos passos. Essa visita técnica foi muito importante pra vermos de perto o que deverá ser realizado. Não vou descansar enquanto não resolver esse problema”, afirmou Helil Cardozo.

Segundo o gerente de tráfego da Autopista, Edivaldo Braga, as próximas ações serão pensadas e realizadas a partir dos resultados obtidos com essas mudanças.

“Precisamos de aproximadamente uma semana para observar e sentir os efeitos provocados, iremos analisar inclusive os reflexos de engarrafamento da pista Norte sobre a pista Sul”, disse ele.

Iniciativa

O comerciante e presidente da Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari) da Secretaria Municipal de Transportes, Enéas Pereira, foi quem iniciou o movimento popular que, com a ajuda do prefeito, iniciou as negociações junto à Autopista Fluminense e a PRF. Ele também esteve presente nas visitas desta quarta-feira, assim como o presidente da Federação das Entidades Sociais e Associações de Moradores de Itaboraí, Alcebíades Pereira Neto.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page