top of page

Itaboraí: contribuintes já podem pagar cota única do IPTU com 40% de desconto


A prefeitura de Itaboraí oferece, este ano, 40% de desconto no pagamento do IPTU em cota única até 29 de fevereiro. Que quiser aproveitar a oportunidade já pode quitar o tributo. Para isso, basta retirar pessoalmente o boleto no Departamento de Arrecadação da Secretaria Municipal de Fazenda, na Rua Dr. Fidélis Alves, 101, Centro, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Caso o proprietário não tenha condições de retirar o documento pessoalmente, outra pessoa munida de uma procuração pode fazê-lo.

“Não sendo o titular, é aconselhável o representante do proprietário trazer o carnê do IPTU do ano anterior para facilitar a retirada do boleto”,explica o subsecretário de Fazenda, Otávio Silva.

Carnê online


Oportunidade é válida para pagamento até 29 de fevereiro

A entrega do carnê nas residências será feita por uma equipe da Prefeitura, de forma gradativa, a partir do dia 15 deste mês até a segunda semana de fevereiro. Também a partir do dia 15, será possível imprimir o documento via internet, pelo site <www.itaborai.rj.gov.br/>.

Quem não pagar a cota única até 29 de fevereiro ainda poderá ter 10% de desconto para quitar o tributo entre os dias 1º e 31 de março. Já os contribuintes que optarem pelo pagamento em 10 parcelas mensais, o vencimento da primeira mensalidade será no dia 10 de março, sem desconto.

Arrecadação

Com o atrativo do desconto de 40% na cota única, a Secretaria de Fazenda de Itaboraí projeta arrecadar cerca de R$ 21 milhões com o IPTU 2016, valor 15% maior do que foi apurado este ano. Além disso, a Prefeitura espera reduzir significativamente a inadimplência no pagamento do imposto, que chega a 50% na cidade.

O subsecretário de Fazenda acredita numa queda da inadimplência da ordem de 20%.

“O ideal seria reduzir a zero, mas sabemos que é um processo lento. Principalmente com a crise financeira de hoje que tomou conta do país”, ressalta Otávio Silva.

Ainda segundo o subsecretário, a medida irá beneficiar a população da cidade de duas formas.

“A primeira é o desconto propriamente dito, que é o maior concedido em todo o Estado do Rio. O benefício virá também de forma indireta, já que, com dinheiro em caixa, a Prefeitura manterá todos os serviços públicos em dia e terá condições de promover outros”, explica o subsecretário de Fazenda.

Silva informa que houve um reajuste de 9,49% no valor do imposto, que representa o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA de outubro de 2014 a setembro deste ano.

“A alta foi tão somente a inflação do período de 12 meses, nada a mais”, explica o subsecretário de Fazenda.

Para esclarecer dúvidas sobre o IPTU, regularizar taxas e contribuições municipais ou emitir a 2ª via do imposto, o contribuinte pode obter mais informações no telefone 3639-1859.

Gostou? Curta a página Daki no facebook aqui e fique bem informado.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page