top of page

Quando a Poesia é anfitriã de todas as artes em São Gonçalo



O Diário da Poesia é uma daquelas coisas que pensamos com nós mesmos: “Putz, por que não pensei nisso antes?”. O evento, que ocorre mensalmente, hoje devidamente instalado na aconchegante Galeria Cultural Sintonia Fina, ao lado do Clube Mauá, reúne artistas gonçalenses de todos os naipes tendo como pano de fundo a mais bela das artes literárias: claro, a poesia.

O evento, idealizado pelo professor Renato Cardoso, no nem tão longíquo assim ano de 2007, opta por homenagear e dar espaço de divulgação preferencialmente à gente da terrinha de São Gonça: “Começamos em 2007 na antiga sede do sindicato dos servidores (Sindspef) pelas mãos do jornalista J. Sobrinho, hoje, nosso padrinho. Percebemos não haver na cidade espaço para divulgação para essa enormidade de artistas que possuímos. Era uma lacuna a ser preenchida”, lembra Cardoso, que hoje reúne mais de cem (100) pessoas todos os meses no Sintonia, entre artistas e amantes das artes em geral.


Pelo Diário (que teve uma parada no tempo e voltou no fim de 2014) passaram em 1 ano de atividades ininterruptas, até dezembro de 2015, 43 poetas, 15 cantores, 10 artistas plásticos, 6 escritores lançando suas obras no evento, 3 atores com apresentação de esquetes e 6 homenageados: Decio Machado, Recicla Leitores, Levi Alucinação, J. Sobrinho, Altivo Aleixo e Mario Dias, jornalista, escritor e produtor cultural, totalizando 85 artistas em 11 edições. “Conseguimos, com a ajuda dos amigos, montar grandes eventos temáticos, como o Brasilidade, I Festival de Artes Gonçalenses e o Grandes Artistas”, continuou Cardoso.

Com o evento já consolidado na cidade, Cardoso trabalha para saltos maiores com o Diário da Poesia, como publicações de livros dos escritores e artistas plásticos participantes do evento, e a edição regular do jornal impresso através da própria marca: “Conseguimos uma parceria importante com a Editora Apologia Brasil (que edita o Jornal Daki) que nos possibilitou concretizar o jornal que terá edição bimestral. Agora estamos reunindo poetas para lançarmos uma antologia ainda nesse primeiro semestre. Com os artistas plásticos estamos trabalhando para lançarmos uma antologia no segundo (semestre)”, torce Renato Cardoso, com agenda cada vez mais cheia devido a convites para a apresentação com o grupo, principalmente em escolas de São Gonçalo.

EVENTO LANÇA JORNAL IMPRESSO AMANHÃ (19/02)

No dia 19 de fevereiro, às 19h00, o grupo Diário da Poesia, idealizado e coordenado pelo professor e poeta Renato Cardoso, lançará a versão impressa do jornal Diário da Poesia, que será um meio totalmente voltado para a divulgação da arte e cultura, assim como dos eventos e movimentos culturais. Serão 3000 exemplares bimestrais e de distribuição gratuita. São 15 colunistas, 1 quadrinista e 1 fotógrafo. Vale a pena conferir. No evento de lançamento, haverá muita poesia, música, quadrinhos, artes plásticas e cênicas, assim como dança e lançamento de livro. Serão 29 artistas em 24 apresentações de qualidade e ENTRADA GRATUITA. Poesia: Marcelo Motta, Nereis Ribeiro, Carlos Galeno, José Francisco Rodrigues, Ivone Rosa, Fatima Daniel, Rosi Torres, Zal Ramos, Fred Dutra, Altamir Lopes, Carlos Alberto Oliveira, Claudia Banegas, Daniel Barradas, Fabiano Jaegger, Fabio Hartmann e Renato Cardoso. Música: Fellipe Gambarine, Vitor Adolfo, Tatiani Lima. Dança: Juliana Medina e Vinícius Mattos. Teatro: Elcino Dello Carmo. Lançamento de livro: Jornalista José Jerônimo Sobrinho. Exposição: Melisa e Fagner Emmerich. Quadrinhos: Eberton Ferreira. Local: Restaurante Sintonia Fina - Avenida Presidente Kennedy, 673 - Centro - São Gonçalo. Telefone: 994736353.

O Diário da Poesia ocorre em toda 3ª sexta-feira do mês, sempre às 19 horas. Mais informações em facebook/diariodapoesiasg.

Gostou? Curta a página Daki no facebook aqui e fique bem informado.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page