top of page

Aculturação Musical



Cultura popular tem como definiçao qualquer manifestação que o povo produz ou participa ativamente, sendo a música popular um fruto dessas manifestações da população. A aculturação é um processo de troca, uma mistura entre culturas. A música popular brasileira desde o contato com os índios e os jesuítas que se estabeleceram nos primeiros anos do nosso Brasil demostra um processo de aculturação entre duas culturas distintas. No decorrer da história podemos perceber o quanto o povo brasileiro sofreu influências de outras culturas, resultando na diversidade e riqueza cultural que temos hoje.

A oportunidade de apropriação das linguagens de expressão é um instrumento competente de liberdade de um povo. Viabiliza o acesso ao acervo cultural, científico e religioso da humanidade. Socializa o conhecimento que, por séculos, foi acumulado e sistematizado pelas diversas culturas da história e do homem. Dá condições igualitárias de acesso ao maior legado da humanidade e permite que cada cidadão ou grupo de cidadãos faça “a sua hora e não tenha que esperar acontecer”. “Todos têm direito à música!” (Geraldo de Oliveira Suzigan).

Se perguntarmos para uma pessoa qual a sua preferência musical, sem muito titubiar logo virá a resposta. E cada um tem lá as suas histórias musicais pra contar entre encontros, desencontros, alegrias e tristezas. Eu tenho muitas, mas vou relatar a mais recente: Estou eu num dia daqueles onde tudo parece perder seu sentido, quando leio a frase emblemática do nosso grande Raul Seixas; “E não diga que a vitória está perdida se é de batalhas que se vive a vida, tente outra vez.” E uns dias atrás na dúvida se iria falar sobre isso, o que começa a tocar no rádio? Tente Outra Vez. Esta é a magia inexplicável que envolve a música e o ser humano.

E assim continuarei tentando, acertando, errando, cantando, dançando e VIVENDO...


Gostou? Curta a página Daki no facebook aqui e fique bem informado.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page