Buscar

Um lição de Cultura, Esporte e Lazer


Tradicionalmente conhecido em todo Estado com sua banda musical o Colégio Municipal Estephânia de Carvalho mais uma vez dá a receita para levar cultura e diversidade aos alunos.

Com o objetivo de ampliar o acesso à arte o Colégio promove aulas de Teatro e Audiovisual aos estudantes da rede municipal que permite ao aluno uma enorme “gama” de aprendizados como a socialização, a criatividade, a coordenação, a memorização e a proposta de aproximar as comunidades das escolas.

A iniciativa partiu da própria direção do colégio em perceber a importância do acesso a cultura e ao esporte.


De acordo com a diretora Liana de Carvalho, o colégio é bem localizado e muitos alunos que moram em área de risco tem a instituição como um porto seguro, um local de referencia para mudança de vida. O colégio é destaque no esporte e na cultura e possui aproximadamente 1700 alunos. “Nós procuramos incentivar o aluno a participar de campeonatos em outras cidades, sempre que temos oportunidades inscrevemos nossos alunos nos campeonatos para que vejam outra realidade, terem contatos com outras escolas e outras crianças. A escola já foi vice-campeã sub 15 e sub 12, temos ainda uma equipe de vôlei, atletismo e nossa banda composta por setenta músicos”, contou Liana.

Há três anos na direção no colégio, a diretora destacou ainda que o colégio conta com o apoio da secretaria municipal de Educação e com professores voluntários que se preocupam com a formação sócio cultural dos alunos.

Em 2012 o colégio participou do concurso nacional de bandas, em São Paulo, levando o titulo de vice- campeã nacional. Os integrantes da banda ainda têm a oportunidade de receberem indicação para fazerem parte da Orquestra Sinfônica Municipal.


Sempre preocupados em promover atividades extracurriculares aos alunos, o colégio promoveu neste ultimo sábado (12), uma ação para comemorar o dia municipal da leitura, onde os alunos apresentaram aos pais, professores e autoridades políticas seus trabalhos em forma de leitura dramatizada. O evento contou ainda com a apresentação dos integrantes do Circo de La Costa que fez a alegria da garotada.

Em 2015 os alunos desenvolveram um trabalho teatral sobre a violência contra a mulher e Lei Maria da Penha, com novo projeto de audiovisual chegando ao colégio os alunos poderão realizar o sonho de produzirem seu próprio curta metragem sobre o tema que vai contar com a colaboração do produtor e diretor de cinema Alberto Sena.

Segundo o produtor, a iniciativa da escola é muito importante para o desenvolvimento artístico dos alunos que ampliam a sua visão de mundo. “É essencial para o jovem da rede pública ter o acesso a sétima arte, onde iremos trabalhar conceitos e formação ética através do audiovisual”, relatou Alberto Sena.

O Curso do Teatro e Audiovisual proporciona a crianças e adolescentes a oportunidade de evoluírem aspectos de sua formação que, muitas vezes, fogem à educação formal. São jogos e dinâmicas que estimulam o aluno de forma lúdica a encontrar respostas para questões muitas vezes complicadas.

“Tenho muito orgulho de fazer parte da instituição, a direção e a coordenação me dão todo suporte que preciso para trabalhar com meus alunos, aqui eu me sinto em casa”, destacou o professor de teatro, Sidney Moura.


De acordo com a coordenadora do colégio Clarice Nobre, em 2014 um aluno representou o colégio no campeonato estadual de judô, trazendo para a instituição a medalha de primeiro lugar na competição. “Tivemos um aluno que foi campeão estadual de judô, quando ele descobriu o esporte passou a se dedicar mais nas aulas e ficou mais calmo, são crianças que não tem nada a não ser a casa e a escola. Aqui é onde os alunos se socializam com os amigos, onde participam da banda, do teatro e agora com o audiovisual, eles têm oportunidade de terem outra visão, outro olhar.”, disse Clarice Nobre.

Outra característica do colégio é a receptividade e profissionalismo como são tratadas as crianças com necessidades especiais. Segundo a universitária Carla Rosangela, mãe do aluno Samuel de 13 anos que tem necessidades especiais, ela se sente segura com seu filho dentro do colégio que foi recebido com carinho e atenção. “De todas as escolas que ele já passou, aqui é o melhor lugar que ele foi tratado, aqui ele foi bem acolhido pela direção, pelos professores e profissionais qualificados e sempre que ele passa mal têm todo um cuidado e atenção. Eles tomam conta mesmo dos alunos, aqui eu me sinto segura para deixar meu filho, hoje eu posso deixar ele aqui estudando enquanto faço minha graduação em matemática”, relatou Carla.

O Colégio Estephânia de Carvalho fica na esquina com Rua Cardeal Sebastião Leme - Av. Bpo. Dom João da Mata, S/N - Laranjal, São Gonçalo - RJ, 24722-525.

Gostou? Curta a página Daki no facebook aqui e fique bem informado.


#EDUCAÇÃO #CULTURA

MV1.2.jpg
MALUGA_2.jpg

© 2020 POR APOLOGIA BRASIL

  • w-facebook
  • Instagram
  • White Twitter Icon