Buscar

Ponto no placar da sustentabilidade em São Gonçalo


Empresários Gonçalenses desenvolvem Projeto-piloto de ponto de ônibus sustentável com geração de energia solar, a obtenção da energia ocorre por meio de placas com células sensíveis a luz (fotovoltaicas) que envia a energia solar para um gerador subterrâneo e inverte a energia mecânica em energia alternada.

A estrutura foi planejada pelos empresários Douglas Salvador e Ricardo Souza da Adsumus Engenharia e a ideia surgiu através de uma postagem de uma amiga no Facebook reclamando dos pontos de ônibus do bairro do Porto Novo, São Gonçalo.

O projeto trata-se de um ponto de ônibus convencional com iluminação noturna sem a necessidade de instalações elétricas externas. A auto-sustentabilidade é garantida através do uso de painéis solares ou por geração de energia através de mecanismo com imãs.


No ponto de ônibus haverá ainda iluminação e tomadas para carregar celulares, além de acento preferencial e local reservado para cadeira de rodas. A estrutura também contará com espaço para publicidade.

Segundo Douglas Salvador todo material usado na fabricação do ponto de ônibus são recicláveis. “Este ponto de ônibus é um projeto que usamos materiais ecológicos e sustentáveis porque já é uma característica da nossa empresa e estamos sempre estudando métodos de usar materiais ecológicos. Esses estudos mudaram na nossa forma de pensar e de construir”, relatou Douglas.

O próximo passo dos empresários criadores do projeto é buscar patrocínio para implantação do primeiro modelo piloto do ponto de ônibus. Se a experiência for bem-sucedida, abrirá caminho para uma transformação das paradas de ônibus em toda cidade.

De acordo com Ricardo Souza, esse não é o único projeto voltado para sustentabilidade que os empresários desenvolvem, existe ainda um projeto voltado para área de saúde, que vai dinamizar o atendimento medico nos hospitais.

A política brasileira de incentivo aos empresários que querem unir negócio e sustentabilidade ainda é pequena, porém iniciativas como este projeto traz a esperança de qualidade vida melhor no futuro.


Marcos Moura

Gostou? Curta a página Daki no facebook aqui e fique bem informado.



MV1.2.jpg
MALUGA_2.jpg

© 2020 POR APOLOGIA BRASIL

  • w-facebook
  • Instagram
  • White Twitter Icon