top of page

O que São Gonçalo tem?!


A cidade de São Gonçalo tem alguns grupos culturais que são desconhecidos do grande público. O grupo GARINPO é um desses grupos, com quase 20 anos de fundação, vem fazendo muito pela cultura e poesia municipal.

Grupo de Arte Resistência e Informação Poética, por isto é com N a sigla e tem como objetivo divulgar a poesia. Fundado em 1997, pelos poetas Levi Alucinação, Marília Machado e José Terra, com o objetivo de fazer recitais de poesias nas praças, mas não deu certo e o sucesso veio através dos recitais em entidades culturais, igrejas, bares, bibliotecas. Atualmente fazem parte do grupo Levi Alucinação, Mariney K, o ator Sérgio Carlos, Juber Baesso e Carmem Brasil.

O grupo organiza homenagens a grandes gonçalenses, de forma mensal. Ao ser questionado sobre o futuro do grupo, Levi Alucinação diz: “O futuro já é hoje, o G.A.R.IN.PO quer é cada vez mais levar a poesia o mais longe possível, perpetuando nossos nomes”. Quer conhecer o GARINPO, basta comparecer as reuniões da UBT, sempre na primeira sexta de cada mês no Abrigo Cristo Redentor às 19h00.

Outro grupo que vem mostrando o seu valor à cidade é o QG (Quadrinhos Gonçalenses), criado no ano passado, pelo quadrinista Eberton Ferreira, com o objetivo de mostrar que em São Gonçalo se produz quadrinhos, e de muita qualidade por sinal. Para terem uma noção, o grupo vem se apresentando em diversos eventos no Rio, porque aqui em São Gonçalo os mesmos não encontram espaços para tal divulgação.

São Gonçalo não conhece os artistas que tem! Isso é vergonhoso! Valorizamos o que é de fora e não consumimos ou prestigiamos o que é nosso! Parabéns São Gonçalo e Gonçalenses, o não reconhecimento dos artistas locais faz com que a cidade não tenha uma identidade, e conseqüentemente não tenha respeito.


Renato Cardoso é professor e poeta, idealizador e coordenador do Diário da Poesia.

Gostou? Curta a página Daki no facebook aqui e fique bem informado.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page