top of page

Dejorge venceu Nanci em 3 dos 5 distritos de São Gonçalo


O resultado das urnas no último domingo revelou aos gonçalenses uma disputa acirrada entre José Luiz Nanci (PPS) e Dejorge Patrício (PRB). A distância que os separaram foi de apenas 0,22%, com vantagem para Nanci. Mas em termos territoriais Dejorge levou a melhor, inclusive no distrito mais populoso da cidade, que abrange os bairros do Centro, Alcântara e Jardim Catarina. O candidato do PRB ficou com três pontos percentuais na frente de Nanci, 19,16% contra 15,97% nessa região.



Dejorge venceu Nanci no 1º, 2º e 3º distritos que somaram ao todo 333.771 votos válidos em 8 zonas eleitorais. Já Nanci liderou no 4º e 5º distritos, que somaram ao todo 109.940 votos válidos no 1º turno.

Para o cientista político Helcio Albano, os resultados com corte territorial não surpreendem e dizem muito sobre o perfil dos candidatos e de seus eleitores: "Nanci obteve vitória nas regiões mais antigas e urbanizadas da cidade, como Neves e Sete Pontes. Essas áreas são o seu berço político e onde ele mais atua. Dejorge, por sua vez, obteve êxito nas áreas mais carentes e afastadas, justamente onde há mais concentração de igrejas evangélicas, seu principal cabo eleitoral, que fez e pode fazer, mais uma vez, toda a diferença no 2º turno", disse Albano.

Para Albano, a grande batalha se dará no 1º distrito e as alianças serão fundamentais para os dois candidatos: "Diferentemente de outras eleições com menos candidaturas e grande concentração de votos nos perdedores, agora temos 5 candidaturas que se mostraram competitivas, principalmente no 1º distrito. O arco de alianças será fundamental para a vitória. As eleições, por conta disso, estão em aberto, e quem melhor costurar os apoios, sai na frente", finalizou.


Gostou? Curta a página Daki no facebook aqui e fique bem informado.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page