top of page

A dor e a delícia de trabalhar em casa



Quem trabalha com a Internet sabe a velocidade em que as coisas acontecem. Ninguém precisa estar sempre por dentro de tudo, muito menos, disponível o tempo todo para todo o mundo, a não ser que este seja o seu trabalho.

Para que o trabalho home office dê certo, organização é fundamental. É preciso muito planejamento, foco e paciência. Trabalhar em casa permite uma organização melhor do nosso tempo, mas exige compromisso e cumprimento de agenda rigorosamente.

Algumas vezes eu trabalho de camisola. Trabalho com uma xícara de café ao lado, uma taça de vinho, dependendo do meu humor. Dá vontade de se jogar na cama após o almoço? Dá sim. Marido chega de repente e dá aquele "xêro" gostoso no cangote. Não rola estresse de trânsito, você fica perto da família, almoça a hora que você quiser, economiza com transporte, faz o seu horário, levando em conta que você tem que ir ao banco, ao supermercado, ao dentista, etc.

As desvantagens? Bom, eu não tenho filhos, mas quem tem crianças em casa precisa se desdobrar porque os pequenos querem (e precisam) de atenção. Outra desvantagem é que você pode trabalhar mais do que se estivesse trabalhando no escritório, caso não se policie. O perigo de nunca se desligar também é imenso. Quando eu penso que parei, toca o WhatsApp e é um cliente. Organizar um horário de atendimento é primordial para o seu negócio dar certo.

A minha dica principal para quem trabalha em casa, ou vai começar a trabalhar é ter um espaço só para isso. Uma mesa com uma cadeira, que seja! Se houver um cantinho na sala, no quarto, no corredor, ou até mesmo na varanda, invista em prateleiras ou nichos, um mural, um gaveteiro e concentre seus objetos de trabalho e seus esforços ali. Não é nada agradável uma impressora na mesa de jantar, um rolo de plástico bolha no tapete da sala ou inúmeras caixas de Correios em cima da cama.


Flavia Abreu é blogueira e dona da loja virtual Dona Makakinha.

Gostou? Curta a página Daki no facebook aqui e fique bem informado.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page