top of page

Com maioria garantida, Nanci espera eleição na Câmara



Lecinho, Nanci e Diney

As articulações políticas para a composição do futuro governo e para a presidência da Câmara pegam fogo nos bastidores. Dois vereadores, Lecinho (PMDB) e Diney Marins (PSB) disputam a preferência dos colegas e os mimos do do prefeito eleito José Luiz Nanci, que já havia se pronunciado em se manter neutro na disputa do parlamento respeitando a sua independência. Zé Luiz, que já foi vereador por cinco mandatos, conhece bem a Casa Legislativa e não quer entrar em bola dividida antes de iniciar o mandato.

Dos 27 vereadores, 15 fizeram campanha abertamente pelo prefeito eleito. Do PSB, o atual presidente da casa, Diney Marins e Natan. Toda a bancada do PMDB: Lecinho, Iza Deolinda, Misael e Thiago da Marmoraria e Eduardo Gordo. Bruno Porto, Eli da Rosabela e Ricardo Peon do PPS. José Carlos Vicente (PSL), Capitão Nelson (PTdoB), Fael (DEM), Getúlio Brito e Paulo César (PTN). A tendência do grupo da maioria é reconduzir Diney Marins à presidência da Câmara.

- Independente do resultado eleitoral, acredito que a postura dos vereadores eleitos e reeleitos é de aproximação com o Zé Luiz, ele é uma pessoa querida por todos e transita bem entre os parlamentares. Ninguém é louco de fazer oposição antes de iniciar o governo, a maré não tá pra peixe e qualquer espaço será importante para os vereadores, ainda mais para os novatos - disse um parlamentar experiente que preferiu o anonimato.

Antes dos resultados de domingo 5 vereadores se colocaram abertamente como candidatos à presidência da Câmara: os citados Diney Marins e Lecinho pelo lado de José Luiz Nanci, e Alexandre Gomes (PSB), Maciel (PMN) e Sandro Almeida (PSDB) pelo lado de Dejorge Patrício. Eduardo Gordo corria por fora.

- Vai haver uma acomodação natural dos vereadores que apoiaram Dejorge à base do governo. Irão escolher ou Diney ou Lecinho para comandar a Câmara. Geralmente ocorre um acordo de cavalheiros entre os candidatos mais fortes, que nesse caso são esses dois. O Eduardo hoje está muito fragilizado para colocar o seu estilo 'trator' para ganhar a parada. Mas para ter um acordo, não tem jeito, o Zé vai ter que mediar - continuou o parlamentar.

Na eleição para a Mesa Diretora estão em jogo postos-chave na Câmara: a presidência, a secretaria e a composição de comissões importantes, como Justiça e Redação, Saúde, Educação e Transportes.

A eleição da Mesa Diretora ocorre logo após a posse em 1º de janeiro.

Gostou? Curta a página Daki no facebook aqui e fique bem informado.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page