top of page

O futuro da arte em SG



Em São Gonçalo existem milhares de jovens na faixa etária dos 13 aos 18 anos, que poderiam ser possíveis consumidores ou produtores de arte. Por que a arte local não os interessa? Ou não os interessava? Não sei ao certo responder estes questionamentos, mas acredito na melhora do cenário cultural num futuro próximo.

Como professor de literatura e ativista cultural, vejo os adolescentes afastados de nós. O motivo é simplesmente por desconhecerem os artistas de sua cidade e os movimentos culturais aqui existentes. AGLAC? UBT? Diário da Poesia? Corujão? Taverna? Mas há uma esperança...

Em outubro houve a Feira Literária, que já havia acontecido em setembro, no Centro Educacional Pereira Rocha, onde vários artistas foram homenageados pelos alunos do 6º ao 3º ano. Eles puderam conhecer Sérgio Caetano, Gilvan Carneiro, Eberton Ferreira, Edris Vasconcellos, Nereis Ribeiro, Mister Mú. E detalhes, gostaram.

O encantamento dos alunos ao conhecerem os “famosos” gonçalenses foi a marca maior do evento. Cada detalhe, informação e lembrança foram muito bem preparados por eles. Os artistas ganharam fãs, admiradores, mas acima de tudo, consumidores de suas artes.

Chego à conclusão de que faltam os movimentos culturais dentro das escolas, sejam particulares ou públicas. E as escolas esquecerem, por alguns instantes, o massacrante conteúdo didático e apostar em projetos como o citado acima. Proporcionar aos adolescentes conhecer a sua cidade e seus artistas.

Por que não dar uma aula sobre trovadorismo e levar o grande trovador local, Gilvan Carneiro da Silva? Por que não falar de artes plásticas e levar Kleber Marques? Por que não utilizar livros locais como paradidáticos? “Felipe Daudt” do Edris Vasconcellos se passa em São Gonçalo.

Enfim... Parabéns ao professor Luciano Maia pela brilhante iniciativa e a Andressa Siqueira, diretora da escola, por permitir que essa interação escola-artistas locais pudesse acontecer.


Renato Cardoso é professor, poeta e coordenador do grupo artístico e literário Diário da Poesia.

Gostou? Curta a página Daki no facebook aqui e fique bem informado.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page