top of page

'Baixou' o espírito de Joaquim Lavoura no vice-prefeito



A história de Joaquim de Almeida Lavoura está entranhada em São Gonçalo. O mito do político humilde, honesto e trabalhador assentou o imaginário gonçalense de tal forma que até hoje grande parte da classe política o tem como exemplo, senão nas ações, pelo menos na retórica.

Lavoura - e todo o grupo que o sustentava, pequenos comerciantes e profissionais liberais - tinha uma visão voluntarista da política, refletida num municipalismo provinciano onde os maiores valores difundidos eram "honestidade e trabalho", lema de todas as campanhas lavouristas na cidade.

Não à toa, ficaria marcada a ferro quente em sua trajetória as subidas nos tratores, caminhões e máquinas de terraplanagem. Para uns uma atitude espontânea e sincera, para outros puro marketing e autopromoção. Se sim ou não, o fato é que Lavoura reinou absoluto na cidade por duas décadas a partir de 1955, ano de sua primeira eleição para prefeito.

O atual vice-prefeito, Ricardo Pericar, é a fiel tradução e continuidade do jeito lavourista de ser. O ex-vereador em sua primeira semana no cargo, ocupou a garagem da prefeitura e exibiu nas redes sociais o seu feito: colocar para rodar um caminhão adquirido ainda na gestão Charles que inacreditavelmente jamais havia sido usado.

O vídeo viralizou, óbvio, ainda mais num momento caótico que atravessa a cidade com lixo espalhado por toda a parte. Detalhe: o caminhão "esquecido" é justamente para recolher o lixo e foi adquirido pelo governo federal e doado à prefeitura em 2003.

No final de semana, a pedido do prefeito José Luiz Nanci, Pericar organizou e executou o mutirão de limpeza. E lá estava ele com a retroescavadeira jogando lixo para cima do caminhão recém-descoberto nos bairros Porto da Pedra e Rosane, onde havia se formado um mini lixão.

A atitude de Pericar, somada à proximidade natural do prefeito José Luiz Nanci com a população, tem empolgado parte considerável da sociedade nesse momento difícil de São Gonçalo. Ficar à frente das ações dá visibilidade ao gestor e elimina a sensação de abandono e negligência dos governantes.

Coisa que Lavoura jamais foi acusado e talvez uma das razões de ser tão amado.

Agora resta saber se a dupla - que andou se estranhando antes da posse - continuará afinada e se haverá fôlego para continuar com essas ações. O povo gosta.

Gostou? Curta a página Daki no facebook aqui e fique bem informado.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page