top of page

Evento debate produção literária de Lima Barreto em Niterói



O escritor e jornalista carioca Lima Barreto (1881-1922) será homenageado na 4ª edição do projeto Literatura na Varanda que acontece no próximo dia 18 (sábado), a partir das 16 horas, no Centro de Niterói. Entre as suas obras mais conhecidas estão: Recordações do escrivão Isaías Caminha (1909); Triste fim de Policarpo Quaresma (1915); Numa e Ninfa (1915); Os Bruzundangas (1923); Clara dos Anjos (1948) e Diário Íntimo (1953).

O evento cultural que - tem entrada franca - reúne escritores para um debate sobre o tema “Lima Barreto – literatura e denúncia”. Poetas também vão participar de um recital livre de poesias que é aberto ao público. O encerramento fica por conta do músico Marlon Borges, com repertório de MPB.

Um pouco sobre cada participante do debate:

ROBERTO DUTRA JR:

É colaborador da revista digital Mallarmargens e mantém uma coluna semanal no blog Zona da Palavra. Trabalhou como professor, editor de revista acadêmica; além de ter atuado junto a editoras cariocas. Como escritor, prefere o poema e o conto como formas de expressão, não sendo raro recorrer à crônica para dar vazão a uma ideia mais cotidiana. Atualmente prepara uma iniciativa editorial artesanal com a qual pretende lançar sua própria obra e fugir do controle editorial.

MÁRWIO CÂMARA:

Escritor e jornalista, especializado na área de Cultura. Colabora com o site Homo Literatus – voltado exclusivamente à literatura – e com os veículos de comunicação Rascunho, Opção Cultural e Revista Pessoa. Já foi selecionado em antologias poéticas, além de ter sido finalista recentemente do Prêmio Rio de Literatura, na categoria Novo Autor Fluminense, com a sua primeira obra de ficção, intitulada “Solidão e Outras Companhias”, que será publicada em maio, pela Editora Oito e Meio.

WINTER BASTOS:

Autor do livro de crítica literária “Malandragem, Revolta e Anarquia: João Antônio, Antônio Fraga e Lima Barreto” (Editora Achiamé, 2005). Em 2011, recebeu menção honrosa no IX Conc. Municipal de Conto – Prêmio Pref. de Niterói, com o conto “O Anão”, posteriormente publicado.Obteve menção honrosa no 7º Prêmio UFF de Literatura, em 2013, com a obra “(Des)encontro”, incluído em antologia. Em outubro DE 2016, recebeu o 1º lugar no II Festival de Contos e Poesias do CLARON (Centro Literário e Artístico da Região Oceânica de Niterói), com o conto "Não sairá no jornal". É mestre em Literatura Brasileira e Teorias da Literatura pela UFF.

Serviço:

Literatura na Varanda - 4ª edição

Tema “Lima Barreto – literatura e denúncia”

Data: 18 de março (sábado)

Horário: das 16 às 19 horas (3 horas de duração)

Entrada franca (Colabore doando 1 livro)

Local: Parthenon Centro de Arte e Cultura

Endereço: Rua General Andrade Neves, 40 - Centro - Niterói

Telefone: (21) 2722-2256

Cronograma:

16h - 17h (1 hora): debate

intervalo de 15 min.

17:15h - 18:15h (1 hora): recital de poesias

intervalo de 15 min

18:30h – 19h (30 min): encerramento com a apresentação musical

Gostou? Curta a página Daki no facebook aqui e fique bem informado.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page