top of page

Dimas fora do governo: boato, fofoca, intriga ou verdade?



Boatos e fofocas são instituições políticas por excelência. Pode se dizer que são inerentes à política. Não há o fazer político se lá não estiver presente o boato e a fofoca, que tem como principal função a intriga.

Há intrigas políticas históricas narradas pela literatura, desde a côrte do Rei Davi, passando por Cesar e o Senado que o mataria. Como esquecer o cardeal Richelieu, que convenceu Luis XIII a dar um chega pra lá em sua mãe, nada mais e menos que a rainha Maria de Médici. Poderia citar aqui uma infinidade de casos.

Mas saindo dos livros de história e entrando na realidade árida de São Gonçalo. Essa semana o blog O Legislador, do jornalista Marco Speziali, publicou a notícia da exoneração do secretário de Saúde Dimas Gadelha.

Governo e secretário logo correram para classificar a notícia como 'mentirosa', desmentindo, obviamente, a exoneração.

Num dos desmentidos, disse o prefeito:

- Dimas é o meu secretário de Saúde e realiza um trabalho excelente à frente da pasta. Em pouco tempo de governo, estamos conquistando muitas melhorias para a saúde dos gonçalenses. E estamos apenas no começo.

Segundo matéria do jornal Império de Notícias, "a Procuradoria de São Gonçalo estuda entrar com denúncia junto ao Ministério Público (MP) para apuração dos reais objetivos que estariam por trás da publicação 'mentirosa' em um blog".

Agora, um pequeno-grande parêntese.

Menos, pessoal. Menos. O Ministério Público tem mais o que fazer. Imagina se a moda pega? Acionar o MP para cada matéria que desagradar o governo para descobrir a motivação por 'trás da publicação'.

O jornalista recebe a informação e cabe ao seu juízo fazer o que quiser dela. Mesmo que seja um boato ou uma fofoca. O jornalista decide o que fazer da sua credibilidade. É mentira? Desmente e pronto. E deixa o tempo fazer o resto. Quantos boatos acabaram se revelando verdade?

Nós sabemos que a prática jornalística não é um reino da virtude. E quando se trata de cobertura política o que mais existe é promiscuidade. O jornalista acaba ele mesmo se transformando num ator político, seja por convicção ou remunerado para isso. Take easy. O que não pode acontecer é cercear o seu trabalho.

Fim do parêntese.

A oposição ao governo Nanci, que ensaiou um embate à luz do dia, recuou. E vem se utilizando da mídia alternativa da cidade para criar uma áurea negativa do governo através de ataques constantes à primeira-dama, Eliane Nanci, protagonista em diversas ações na administração do marido.

Criar uma discórdia entre Eliane e Dimas - secretário considerado peça-chave da atual gestão - desestabilizaria o governo. Por isso o staff do prefeito ficou tão irritado com o que consideram jogo sujo da oposição. E os principais colaboradores de Nanci acreditam piamente que a tal matéria do Legislador serviu para isso.

Por outro lado, não é segredo para ninguém que acompanha de perto a política gonçalense, que Dimas foi convidado para o governo com prazo de validade, numa espécie de transição expandida que duraria três meses. Isso fez o 'boato' tomar força na cidade.

Se Dimas se acertou com o prefeito e continuará no cargo, o tempo dirá.

Gostou? Curta a página Daki no facebook aqui e fique bem informado.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page