top of page

Vereadores acertaram em aprovar contas de Mulim



Por um placar apertado (14 a 12), os parlamentares seguiram orientação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e aprovaram as contas do exercício 2015 do ex-prefeito Neilton Mulim.

A votação foi tensa, e o vereador Maciel (PMN) quase chega às vias de fato com o subsecretário Leandro Côrtes, que acompanhava a votação, alvo de debates calorosos nas redes sociais.

A Câmara agora espera parecer das contas de 2016 pelo TCE para seguir para votação.

Sobre a aprovação das contas, leia artigo do jornalista e cientista político Helcio Albano publicado em seu facebook.

As contas de Mulim

A aprovação das contas do ex-prefeito Neilton Mulim tem um aspecto basilar que o grande advogado André Francisco Siqueira chama a atenção: os vereadores NÃO PODEM reprovar as contas quando a orientação do Tribunal de Contas for pela aprovação, mesmo se tiver ressalvas bizarras. Decisão do TSE.

Esse é um aspecto técnico, mas tem outro que é político e local.

Depois do golpe parlamentar contra a maior mandatária do país, derrubar chefes de governo virou uma coisa vulgar. Alguns ministros do STF, Barroso à frente, consideram o processo de impeachment meramente político, sem necessidade de haver materialidade de crime, o que é inconstitucional. Mas atualmente pra que vale a constituição, não é mesmo?

Aqui na terrinha, incrivelmente já se ventila uma conspiração parlamentar para derrubar o prefeito José Luiz Nanci em algum ponto do horizonte. E o caminho mais fácil e quase indolor para isso seria via reprovação das contas. Por esse ponto de vista, seria um contrassenso do prefeito orientar sua base pela reprovação das contas de Mulim do exercício 2015.

Política não se faz com vendetas.

Mulim foi um péssimo gestor, entregou a cidade caótica, mas o verdadeiro juiz deve ser o povo. Caso haja indícios de crimes cometidos, investigação. Comprovou? Punição via Justiça. O oportunismo político, a ambição, a ganância subverteram a ordem e a normalidade institucional que vivemos hoje.

Gostou? Curta a página Daki no facebook aqui e fique bem informado.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page