top of page

Agricultura familiar ganha espaço e feira permanente no Lavourão



DIVULGAÇÃO

Uma das coisas mais bacanas que existem em São Gonçalo é o assentamento rural em Monjolos, mais precisamente na Fazenda Engenho Novo, que reúne 40 produtores rurais que trabalham com assistência técnica da Emater-RJ.

No assentamento se produz de tudo um pouco como você pode notar: Hortaliças, Frutas, Cebolinha, Banana Prata, Salsa, Tangerina, Couve, Laranja Pêra, Alface, Laranja Lima, Quiabo, Caqui, Abóbora, Limão, Batata doce, Abacate, Chuchu, Tomate, Repolho, Coco, Milho, Acerola, Guando, Seriguela, Cana, Jaca, Abobrinha, Figo, Beterraba, Caju, Cenoura, Pepino, Banana D'água, Espinafre, Jabuticaba, Caruru Azedo, Ovos. Além de diversos produtos semi-industriais e artesanais, como queijos e geleias diversas.

Pouca gente sabe disso, mas é lá que a 'galinha chora' para colocar os 'ovos brancos, ovos graúdos' à sua disposição diariamente em quase todos os bairros da cidade. Como diz o anunciante: 30 ovos 10 reais, 30 ovos. Parte da produção vem de cidades do interior do estado e de Minas Gerais.

E pensar que a área rural quase foi extinta pelo Plano Diretor do município em 2009 por pressão da banca imobiliária.

Faça uma visita ao assentamento. Recomendo. Mas antes, se puder, leia sobre a história e o potencial turístico da Fazenda Engenho Novo aqui.

Abaixo matéria enviada pela Ascom da Prefeitura.

São Gonçalo ganha Feira de Agricultura Familiar semanal

Realizada nesta quinta-feira (01/06), primeira edição vendeu 250 kg de frutas e legumes. A partir de 09/06, evento passa a ser semanal

Frutas e hortaliças deram um colorido especial ao Centro Cultural Joaquim Lavoura, o Lavourão, nesta quinta-feira (01/06), na Estrela do Norte. A I Feira de Agricultura Familiar movimentou o espaço e alavancou as vendas dos dez produtores da Fazenda Engenho Novo. O sucesso foi tanto que a feira vai passar a ser semanal a partir do dia 09 de junho. Toda sexta-feira, às 9h, os agricultores estarão no Lavourão.

Ao todo, foram comercializados cerca de 120 kg de laranja, 50 kg de aipim e de tangerina, 15 kg de maracujá e de limão, além de mais de 50 hortaliças e 50 dúzias de ovos. Também foram vendidos queijos, geléias e artesanato. O produtor David Domingos da Silva, que dedica 20 dos seus 55 anos à agricultura, comemorou a realização da feira.

“Nós ficamos surpresos com o resultado da feira. Vendemos praticamente tudo bem antes do fim, que era às 17h. Foi muito boa e a tendência é melhorar. Aqui a venda é direta, sem ninguém intermediando, o que garante que o preço justo para quem compra e para quem vende. É um estímulo para continuarmos”, conta David.

A responsável pela Agricultura Familiar da Secretaria de Educação, Jane Rangel, explica que a iniciativa é importante para dar visibilidade aos produtores e fortalecer o negócio.

“Eles precisam de oportunidades como esta. São Gonçalo tem um potencial maravilhoso e precisamos apoiar os produtores. Nosso objetivo é que nosso município consiga comprar parte da merenda deles e criar uma cadeia produtiva na cidade”, afirma Jane.

A feira

A Feira de Agricultura Familiar é uma parceria entre as secretarias municipais de Educação e de Desenvolvimento Econômico. A partir da próxima sexta, ela passa a ser definitiva, com início às 9h, no Lavourão (Av. Presidente Kennedy, 721, Estrela do Norte).

Gostou? Curta a página Daki no facebook aqui e fique bem informado.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page