Buscar

Corpus Christi: tudo pronto para o maior evento cultural-religioso da cidade



Faltando exatamente uma semana para a confecção do tapete de Corpus Christi de São Gonçalo, considerado o maior da América Latina, a Prefeitura organizou reunião, nesta quarta-feira (7), com representantes de órgãos municipais, Polícia Militar e Cruz Vermelha. O encontro, realizado na Igreja Matriz da cidade, foi mediado pelo Padre André, pároco da unidade, e pelo secretário de Cultura e Turismo, Carlos Ney Ribeiro.

A confecção será feita na noite da próxima quarta-feira (14) e madrugada de quinta-feira (15). Para a montagem dos painéis e realização do evento, o trânsito nas principais vias do Centro ficará interditado entre às 18h de quarta e 13h de quinta. Neste ano serão 241 tapetes estendidos, dois a mais que em 2016, com os seguintes temas: "Eucaristia", "Campanha da Fraternidade" e "Ano Mariano".

"Os painéis ficarão colocados ao longo de dois quilômetros de extensão, pelas ruas Coronel Moreira Cesar, Feliciano Sodré e Doutor Nilo Peçanha. Para a produção dos quadros é esperado um gasto de cerca de 50 toneladas de sal, além de tintas corantes, pedrarias e sacos de serragem", conta o Padre André.

A Santa Missa começa às 8h, seguida de procissão. Considerado uma das maiores demonstrações de fé do continente latino-americano, o evento deve reunir, aproximadamente, 30 mil pessoas.

"Trata-se de um evento que se tornou patrimônio cultural, turístico e religioso do nosso município, que todos os anos transmite para todo Brasil uma imagem positiva, de paz e fé, da nossa cidade", destaca o secretário municipal de Cultura e Turismo, Carlos Ney Ribeiro.

Saúde

A Secretaria de Saúde irá montar um posto médico com seis leitos para atender a população, com apoio de quatro ambulâncias que ficarão estacionadas ao longo do trajeto. A Cruz Vermelha irá fazer o apoio com duas tendas e 80 voluntários. Já a Defesa Civil contará com 20 agentes e três viaturas, que circularão pelos dois quilômetros verificando demandas. Durante o evento são realizados 300 atendimentos em média.

Segurança

Nos dois dias, a segurança será feita em um trabalho conjunto entre diversos órgãos. A Guarda Municipal irá utilizar 200 profissionais, que se dividirão em três turnos, além de seis viaturas e cinco motocicletas. A Polícia Militar irá atuar com 36 policiais, 19 viaturas e seis motocicletas. Já a Subsecretaria de Fiscalização e Posturas irá utilizar seis equipes, cada uma composta por dois fiscais e dois controladores.

Gostou? Curta a página Daki no facebook aqui e fique bem informado.


#CIDADE #SÃOGONÇALO #CORPUSCHRISTI

MV1.2.jpg
MALUGA_2.jpg

© 2020 POR APOLOGIA BRASIL

  • w-facebook
  • Instagram
  • White Twitter Icon