top of page

Gonçalense cria 'cadastro de problemas' da cidade para pressionar prefeitura



O gonçalense Mário Lima Jr., que os leitores do Jornal Daki conhecem através de seus textos, criou um formulário online onde se pode fazer registros de diversos problemas na cidade, desde um buraco na rua até uma lâmpada queimada no poste, para serem levados à prefeitura.

O escritor, que também é técnico da informação (TI), colocou o cadastro no ar no dia 3 de julho. No dia 31 deste mês um relatório baseado nas respostas será entregue à prefeitura, com uma cópia para cada setor responsável, e será exigido um prazo para a solução dos problemas. Todo o processo será acompanhado por email de quem estiver se cadastrado.

- Cansei de cadastrar reclamações no site da Ouvidoria da Prefeitura de São Gonçalo e não receber resposta alguma. A maioria das secretarias de governo nem verifica as reclamações registradas. Em uma cidade tão grande quanto a nossa, a Prefeitura precisa de um sistema transparente que forneça prazos para atender às solicitações. Sistemas de informação auxiliam na organização do trânsito, na alocação de recursos e no apoio à decisão em cidades como Nova York e por que não em São Gonçalo? - se pergunta Mário.

Em outubro de 2013 Mário já tinha se oferecido à Prefeitura a construção gratuita de um sistema parecido com o Portal 1746, da Prefeitura do Rio de Janeiro, mas não foi à frente:

- A Subsecretaria de Informática do governo Mulim recusou a oferta porque estava inteiramente ocupada com a impressão de carnês de IPTU, atividade que deveria ser automatizada - lamenta.

Mário acha inconcebível que em plena era da tecnologia da informação a prefeitura não tenha um sistema que identifique e agilize a solução dos problemas nos bairros da cidade:

- Quantas lâmpadas queimadas existem na cidade? Quais os bairros mais afetados pelo lixo nas ruas? Com essas informações, as ações da Prefeitura poderiam ser mais precisas e, em vez de enganar a população, o governo municipal seria obrigado a mostrar trabalho. O preenchimento deste formulário mostra ao atual governo que os gonçalenses não aceitam ser enganados e que a sociedade pode ser uma parceira na gestão da cidade - garante.

Para participar, clique aqui. É simples e rápido.

Gostou? Curta a página Daki no facebook aqui e fique bem informado.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page