Buscar

Escola do Anaia corre risco de fechar, mas pais e alunos reagem



É real o risco de fechamento do Colégio Estadual Professor Francisco de Paula Achilles, no bairro Anaia Pequeno, em São Gonçalo. Construído há 32 anos, o Colégio foi uma luta da comunidade, que, à época, reivindicou diversas vezes em frente ao Palácio Guanabara, sede do Governo do Estado, a construção da instituição escolar no bairro. O Secretário de Estado de Educação, Wagner Victer, publicou no Diário Oficial do Estado, no dia 28 de julho, a resolução nº 5532, que regulamenta as ações de adequação das escolas, fechamento de turmas, turnos e até mesmo o fechamento total das escolas.

Dentre os diversos artigos que compõem a resolução, um em especial assusta alunos e professores: o que prevê o fechamento de turmas e escolas consideradas 'ociosas' pela Secretaria de Educação. No caso de fechamento, os alunos devem migrar para uma escola mais próxima, com no máximo 3 km de distância.

Resistência

Para afastar essa ameaça, alunos, pais e moradores participaram ontem (4) de uma Assembleia organizada pelos estudantes do Colégio Estadual Professor Francisco de Paula Achilles afim de discutir a possibilidade de fechamento de turmas, turnos e o fechamento total de colégios do Estado. Segundo o Presidente do Grêmio Estudantil, Claudionei Abreu, situações como essa não podem ser aceitas pela população. - De forma alguma podemos aceitar que isso ocorra, a escola faz parte da comunidade e daqueles que aqui estudaram. A nossa, em particular, foi uma conquista dos moradores, que lutaram muito para termos hoje esse Colégio aqui no bairro - disse Abreu, 15 anos. Na assembleia foi aprovada, por unanimidade, moção de repúdio à SEEDUC. Os estudantes ainda pediram a exoneração do Secretário de Estado de Educação, Wagner Victer.

Com informações do blog A Política RJ.

Gostou? Curta a página Daki no facebook aqui e fique bem informado.


#SÃOGONÇALO #EDUKA

MV1.2.jpg
MALUGA_2.jpg

© 2020 POR APOLOGIA BRASIL

  • w-facebook
  • Instagram
  • White Twitter Icon