top of page

Desenvolvimento Social reativa Conselho de Juventude em SG



Depois de oito anos da criação da lei que institui o Conselho de Juventude (Conjuv) em São Gonçalo, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, após criar a Coordenadoria de Juventudes em 2017, reativou na noite de ontem o Conselho. O encontro, que aconteceu na Faculdade de Formação de Professores (UERJ-FFP), empossou 20 conselheiros e conselheiras da sociedade civil, representantes do Governo e seus suplentes.

A secretária de Desenvolvimento Social, Marta Maria Figueiredo, esteve presente na posse e reafirmou o compromisso da SMDS na promoção e luta pela garantia de direitos.

- É um prazer estar presente nesse momento tão importante que é o marco da reativação do Conselho de Juventude. Buscar a implementação de políticas públicas efetivas é um compromisso da Secretaria de Desenvolvimento Social, assim como do nosso prefeito José Luiz Nanci, que acredita e acompanha o nosso trabalho - disse.

Criado em 2010 pelo ex-secretário da SMDS, e então vereador, Marlos Costa, o Conselho tem como função fiscalizar, consultar e estabelecer diálogo com as instituições públicas e promover, em âmbito municipal, políticas efetivas para a juventude gonçalense.

- Visualizar esse auditório repleto de jovens é um momento de grande emoção. Depois de tanta luta, após dois mandatos como vereador, ver cumprir aquilo pelo que sempre lutei, que é a força transformadora da sociedade civil, agora com a implementação do Conselho. A juventude é um importantíssimo segmento social que deve ser respaldado, e preservar as instituições que levam garantia de direitos à população é um dever do poder público - disse Marlos Costa.

O Conselho é formado por representantes das secretarias de Educação, Cultura e Turismo e Desenvolvimento Social, além de representantes da sociedade civil das seguintes organizações: Associação Gonçalense de Estudantes, Juventude Socialista, Academia La Danseur Ballet, Ilê Iputi Babá Baru, Centro Espírita São Jorge, União de Negros e Negras, Movimento Axé Pela Democracia, Articulação Popular, ONG O Povo, Juventude do Partido dos Trabalhadores, Juventude em Rede e Projeto Cardume.

Para o Coordenador de Juventudes, Pedro Rebello, a reativação do Conselho marca a importância da juventude ocupar os espaços de decisão na sociedade.

- Durante muito tempo falava-se da juventude como futuro. Nós somos parte expressiva da população mundial, mais de 20% em São Gonçalo. Precisamos nos enxergar como cidadãos de direitos que somos. Não como futuro, somos presente. O Conselho segue na contramão de um pensamento conservador que enxerga a juventude como problema. Precisamos e vamos ocupar os espaços de decisão e lutar pelos nossos direitos! - afirmou.

Gostou? Curta a página Daki no facebook aqui e fique bem informado.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page