Buscar

Sem mobilização, mosquito faz a festa e você fica doente



A eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti em São Gonçalo é um ponto crucial na luta contra o transmissor da dengue, zika e chikungunya, já que evita a reprodução e disseminação do vetor. Dados da Vigilância Ambiental do município mostram que os depósitos podem ser evitados em 25% das residências visitadas pelos agentes de endemias.

Para o diretor da Vigilância Ambiental, Adaly Fortunato, o Aedes possui versatilidade na escolha de seus criadouros, dificultando o controle sobre ele. Além disso, seus ovos são extremamente resistentes, podendo sobreviver por vários meses antes de encontrar condições propícias para se desenvolver.

- Eliminar um criadouro de mosquito é muito mais eficiente do que utilizar o carro fumacê, porque você não gasta larvicida, não contamina as pessoas, animais e o meio ambiente e em somente um criadouro de mosquito você encontra uma quantidade muito grande de larvas. O combate à proliferação do mosquito começa dentro da própria casa, sendo responsabilidade de cada um, podendo gerar mudança positiva na vizinhança - assegura o biólogo.

A Vigilância em Saúde Ambiental esclarece que existem critérios técnicos para a solicitação e aplicação do fumacê. É importante salientar que o inseticida pulverizado só atinge o mosquito alado (adulto), desta forma não combate os ovos e larvas do mosquito.

Para o biólogo, o uso do fumacê, ou seja, a aplicação do inseticida de maneira espacial, é uma forma apenas emergencial e complementar às demais técnicas de enfrentamento. Por isso, a indicação tem critérios bem definidos. Ele alerta que como o fumacê é uma técnica complementar, é preciso continuar as ações de bloqueio de transmissão com ações de eliminação de focos do mosquito, a educação com informações sobre prevenção e os mutirões de limpeza para que o fumacê tenha eficácia.

- O inseticida do fumacê mata a fêmea adulta e para isso ela precisa estar voando. Ele depende de questões climáticas, sendo que se o vento estiver forte leva o inseticida embora, não pode estar chovendo e há horários específicos em que a nuvem do produto percorre o espaço necessário para atingir o mosquito. Quando o carro de UBV passa em uma rua, se a casa tiver muro alto, por exemplo, o veneno não vai chegar até o fundo das casas, então não vai eliminar mosquito nenhum. Além disso, o fumacê não tem ação residual, ou seja, aquela larva que está no vaso de planta não será eliminada - explica.

O ciclo de reprodução do mosquito, desde o ovo à forma adulta, leva em torno de 5 a 10 dias. Por isso, é preciso realizar uma série de medidas simples para garantir a limpeza dos ambientes. Recipientes como baldes, garrafas, ralos, lixeiras e outros objetos devem sempre estar fechados ou virados com a boca para baixo. Nos casos dos pratos de vasos de planta, devem ser preenchidos com areia. Os vasos sanitários também devem permanecer tampados e pneus devem ser mantidos em locais cobertos.

Gostou? Curta a página Daki no facebook aqui e fique bem informado.


#CIDADE #SÃOGONÇALO #SAÚDE

MV1.2.jpg
MALUGA_2.jpg

© 2020 POR APOLOGIA BRASIL

  • w-facebook
  • Instagram
  • White Twitter Icon