top of page

Centro Municipal de Imagem intensifica atendimentos em SG



Referência na região quando o assunto é exame por imagem, o Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem, no Zé Garoto, teve um aumento de 69% do total de atendimentos com relação ao ano passado. Somente no primeiro quadrimestre de 2018, foram realizados 12.854 atendimentos.

- Os exames de imagem são a melhor opção para diagnósticos mais precisos e auxiliam no diagnóstico precoce, sendo a melhor forma de descobrir uma doença - explica o secretário de Saúde, Jefferson Antunes.

A unidade conta com aparelhos de mamografia, eletroencefalograma, eletroneuromiografia, ressonância magnética, densitometria óssea, ultrassonografia, ecografia e endoscopia digestiva. Com a disponibilidade para realizar 51 tipos de procedimentos diferentes utilizando o método por imagem, o Centro de Imagem Municipal tem desafogado a fila de espera da Central Municipal de Regulação, para a realização dos exames, que antes eram feitos pelas clínicas conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Um dos exames mais solicitados na unidade é a ultrassonografia, que tem 18 tipos de procedimentos diferentes para a sua realização. Ao mês, são realizadas duas mil ultras. Pela primeira vez na unidade, o aposentado Raul Soares, 67 anos, foi ao local fazer uma ultra das vias urinárias para descobrir se está com cálculo renal.

- Me impressionei com as instalações e com o atendimento. O processo entre solicitar o exame e vir realizar durou dois meses, não tenho do que reclamar - explica.

O Centro de Imagem conta também com a realização de exames mais incomuns na rede pública, como a ultrassonografia transfontanela, que diagnostica casos de microcefalia em bebês; a ultramorfológica, que mostra com detalhes todos os órgãos internos do bebê, evidenciando se há algum problema ou se o desenvolvimento do bebê está indo bem; e a ultra de translucência nucal, medida realizada na região da nuca do feto, detectando o risco de síndrome de down e outras anomalias cromfossômicas, além de problemas cardíacos.

Gostou? Curta a página Daki no facebook aqui e fique bem informado.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page