top of page

Niterói recebe presidenciáveis em evento de prefeitos de todo o país



Cerca de 100 prefeitos das principais cidades do País estarão em Niterói a partir deste domingo (6) para a 73ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que contará também com a presença de 11 pré-candidatos à Presidência da República. Aldo Rebelo (SD), Álvaro Dias (PODE), Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB), Guilherme Afif Domingos (PSD), Guilherme Boulos (PSOL), Henrique Meirelles (MDB), Manuela D’Ávila (PCdoB), Marina Silva (REDE), Paulo Rabello (PSC) e Rodrigo Maia (DEM) confirmaram participação no Diálogo com os Presidenciáveis, que acontecerá na próxima terça-feira (8).

A programação do evento, que acontecerá no Caminho Niemeyer, no centro da cidade, inclui seminários, workshops e palestras, que contarão com a presença do presidente do BNDES, Dyogo Oliveira, presidente da Caixa Econômica Federal, Nelson Antônio de Souza, representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco Latino-Americano de Desenvolvimento – Cooperação Andina de Fomento (CAF), entre outras autoridades e especialistas em gestão pública.

O prefeito anfitrião, Rodrigo Neves, vice-presidente de Transparência e Dados Abertos da FNP, ressaltou que já são mais de 1000 inscritos para participar do evento.

“Niterói vai receber 11 presidenciáveis, que pela primeira vez vão expor seus planos de governo para o País aos prefeitos das principais cidades do Brasil. Será uma satisfação muito grande para a cidade receber um evento dessa magnitude, debatendo o futuro das nossas cidades e a gestão das prefeituras”, disse.

​De acordo com o presidente da entidade, o prefeito de Campinas/SP, Jonas Donizette, a programação foi elaborada com foco nos desafios enfrentados pelos municípios brasileiros no atual momento de crise.

“Já no domingo, teremos um momento político, com a recepção dos prefeitos. Dia 7, segunda, vamos tratar sobre financiamento para os municípios e, no dia 8, estaremos com os presidenciáveis para conhecer as propostas e apresentarmos nossas demandas”, ressaltou Donizette.

A expectativa é que, durante o Diálogo com Presidenciáveis, os candidatos façam referência aos temas abordados na Carta de Niterói, iniciada durante a 72ª Reunião Geral da FNP, em novembro de 2017, em Recife/PE. O documento trata dos assuntos Saúde, Educação, Segurança e Emprego, sob a perspectiva do Pacto Federativo, e será consolidado no dia 7, durante a Plenária de Prefeitos, outra atividade de destaque da Reunião. A proposta é que os governantes municipais possam influenciar na agenda programática para orientar os rumos do país.

Programação para Secretários e Gestores

Os secretários e gestores de Niterói também terão participação importante na 73ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). O Caminho Niemeyer vai receber, entre outros, o workshop “Nova Gestão Pública: uma agenda para o Brasil (2019-2022)”, com a secretária municipal de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle, Giovanna Victer; a reunião do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde, com a secretária municipal de Saúde, Maria Célia Vasconcellos; o Encontro Nacional de Políticas Públicas para Proteção Animal, com o secretário municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Eurico Toledo; e o seminário “Ferramentas Tecnológicas e Integração em Segurança Pública Municipal”, com o secretário municipal de Ordem Pública, Gilson Chagas.

73ª Reunião Geral – Realizada de 6 a 8 de maio, em Niterói/RJ, a 73ª Reunião Geral é a última edição do evento antes das eleições de 2018. Além do Diálogo com os Presidenciáveis e da tradicional Plenária de Prefeitos, o evento contemplará, ainda, seminários, workshops, oficinas, reuniões e programação exclusiva para os projetos desenvolvidos pela entidade e seus parceiros. As inscrições são gratuitas e, assim como a programação completa e atualizada, estão disponíveis no site da FNP (www.fnp.org.br).

Gostou? Curta a página Daki no facebook aqui e fique bem informado.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page