top of page

É preciso arrancar alegria para o futuro de São Gonçalo, por Prof. Josemar Carvalho



O Jornal Daki perguntou ao Professor Josemar Carvalho: São Gonçalo: Essa cidade tem jeito? E ele respondeu assim:

***

É preciso arrancar alegria para o futuro de São Gonçalo.

É com muito entusiasmo que aceito o convite do amigo Helcio Albano para escrever no jornal Daki. Agradeço com muita gratidão a oportunidade.

A frase “é preciso arrancar ao futuro” do poeta russo Maiakovski, que parafrasea o titulo deste artigo, cai bem para realidade e contexto politico e social de nossa cidade...

São Gonçalo vive um momento de desesperança. A crise econômica internacional, que assola o nosso país, caiu no leste metropolitano, e em São Gonçalo em particular, como uma bomba. Transformando as promessas do crescimento do COMPERJ em pesadelo, as contradições sociais se aprofundaram. O aumento da violência, o desemprego e a precarização das condições de vida, são fatos reais do cotidiano.

Os serviços básicos não são ofertados a altura dos desafios que temos. Citaremos a educação para uma reflexão inicial. A rede municipal de educação é marcada pela falta de perspectiva. Falta de um projeto de educação ao governo do Prefeito Dr. José Luis Nanci. A desvalorização dos profissionais, que estão com salários congelados, é uma vergonha. Toda semana tem uma notícia revelando o descaso da prefeitura. Educação não é despesa. É preciso entende-la como investimento social. Nas outras áreas (saúde, mobilidade urbana, meio ambiente, etc.) também faltam projetos e valorização de seus profissionais.

É preciso pensar grande, não podemos nos comportar como “maior cidade pequena do Brasil” (frase bem usada pelo amigo Helcio Albano). Somos uma cidade metropolitana, somos a 16ª cidade mais populosa do Brasil. Superamos 14 capitais em número de habitantes. De cada 200 brasileiros, um mora aqui. É preciso pensar os investimentos públicos e na construção de um poder local democrático e popular para abrir um novo horizonte para nosso município.

É preciso construir uma revolução em nossa cidade, que qualifique a vida e transforme o nosso cotidiano num espaço saudável. Os artigos que escreverei nesta coluna, estarão a serviço desta transformação social.

É preciso arrancar alegria ao futuro, pensar e construir novos desafios para São Gonçalo.

- - - - - - -

Josemar Carvalho, 42 anos, 1º Suplente de Deputado Estadual do PSOL-RJ, professor universitário e da rede pública de ensino. Presidente do Diretório Municipal do PSOL de São Gonçalo- RJ. Coordenador e Educador Popular da Rede Emancipa.

***

Outros debatedores:

Você.

Gostou? Curta a página Daki no facebook aqui e fique bem informado.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page