top of page

Itaboraí espera 5 mil em celebração de Corpus Christi



DIVULGAÇÃO

No próximo dia 31 de maio (quinta-feira), em celebração a solenidade de Corpus Christi, a Avenida 22 de Maio, principal via de Itaboraí, e no sentido Manilha, será tomada por aproximadamente 120 tapetes de sal. Para esta confecção dos tapetes serão uma média de 600 voluntários, divididos pelas quatro paróquias do município, escolas e comunidades católicas, com início às 7h e previsão de término às 12h. No ponto alto do evento, sendo a Santa Missa e Procissão é estimado um público de 5 mil pessoas. Cada tapete medirá quatro metros de comprimento por três de largura, e com 50 centímetros de espaçamento entre eles.

O evento, este ano, terá como tema: “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5, 13-14) e sua programação seguirá com Oração do Angelus, às 12h; Terço da Misericórdia às 15h e Santa Missa e Procissão, a partir das 16h. Além da apresentação da Banda da Guarda Municipal, da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil, que tocará das 14h às 14:45h, em frente ao palco principal.

O palco, aonde acontecerá a Santa Missa, às 16h, será montado próximo ao restaurante Santa Mônica, na Avenida 22 de Maio, sentido Manilha. E após, a tradicional procissão passando sob os tapetes de sal, até o antigo restaurante Bocca (em frente ao Banco Itaú). A Santa Missa será presidida pelo reverendíssimo pároco da Paróquia São João Batista, no Centro, Max Celestino e a Procissão, pelo reverendíssimo pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Manilha, Sérgio Luiz.

Segundo o vigário paroquial da Paróquia São João Batista, em Itaboraí, Leonardo Gonçalves, todos os anos a Igreja Católica tem a alegria de festejar a solenidade de Corpus Christi. “É uma festa antiquíssima, onde há séculos atrás, um padre desacreditou que Jesus estaria na Eucaristia. Para nós católicos este dia é de suma importância, pois manifestamos nosso amor com as confecções dos tapetes de sal e caminhamos pelas ruas da cidade, mostrando a todos essa verdade: “Ele está na Eucaristia”. Convoco a todos os cidadãos itaboraienses para prestigiar e vivermos juntos essa experiência com Jesus na Eucaristia”, disse o vigário.

Serviços

A Prefeitura de Itaboraí, por meio de suas secretarias oferecerá os serviços de trânsito, com o fechamento de ruas; guardas municipais para a organização das vias públicas, ambulâncias à disposição da população e outros.

Em virtude do evento, algumas ruas serão interditadas já na noite da quarta-feira (30/05), a partir das 22h. Serão elas, as ruas:

Doutor Pereira dos Santos; Adelina M. Conceição; José Raposo; Hermogênia R. Cardoso; Fidélis Alves e a Avenida 22 de Maio, sentido Manilha, do trecho que vai do restaurante Santa Mônica até o antigo restaurante Bocca. Todas essas ruas ficarão interditadas até às 22h de quinta-feira (31/05).

No dia da Festividade de Corpus Christi, das 14h às 19h serão interditadas as ruas: Doutor Macedo, Desembargador Ferreira Pinto, Doutor Mesquita, Pedro Azeredo, Doutor Mendonça Sobrinho e Presidente Costa e Silva. No horário da Santa Missa, a Avenida 22 de Maio será interditada nos dois sentidos, das 16h às 19h.

Corpus Christi

Corpus Christi é uma expressão oriunda do latim que significa “Corpo de Cristo”. É considerada uma das festas mais importantes para a Igreja Católica, pois celebra o mistério da eucaristia, ou seja, o sacramento do sangue e corpo de Jesus Cristo. Esta data é celebrada anualmente 60 dias depois da Páscoa, sempre na quinta-feira seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade (domingo seguinte ao Domingo de Pentecostes), normalmente com procissões em vias públicas.

Gostou? Curta a página Daki no facebook aqui e fique bem informado.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page