top of page

Programação do Meio Ambiente vai até final de junho em SG



DIVULGAÇÃO

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), foi dado início à 2ª Eco São Gonçalo, com apresentação da banda musical Força e Garra, da Escola Municipal Estephânia de Carvalho, e de alunos da escola de educação infantil Maria da Glória. Organizada pelas secretarias de Meio Ambiente e de Educação, a iniciativa foi realizada na sede da prefeitura, no início da manhã desta segunda-feira (4).

Assim como no ano passado, quando foi realizada a primeira edição do projeto, o objetivo da 2ª Eco São Gonçalo é realizar ações articuladas que vão oferecer, durante todo o mês de junho, uma série de oficinas, palestras, debates, apresentações artísticas e culturais. A programação começou no dia 4 e se estenderá até o dia 27 de junho. Oficinas e palestras serão oferecidas em diversas escolas e também no Espaço Sustentável, da Secretaria de Meio Ambiente, localizado no Partage Shopping.

- A música foi inserida no início da 2ª Eco São Gonçalo para sensibilizar funcionários e contribuintes sobre a importância de cuidarmos do meio ambiente. Educação ambiental deve ser feita com sensibilização. Por isso inserimos as crianças nesse processo. Crianças cuidando da educação ambiental a gente consegue ver um futuro garantido - diz Julio Vidal, um dos coordenadores do projeto, parafraseando o educador Paulo Freire.

A cidade de São Gonçalo é uma das poucas do país na qual a política de Educação Ambiental é realizada de forma articulada e integrada, com atuação em três áreas de ação: a destinação de resíduos, a promoção da saúde por meio de uma alimentação saudável e o estímulo às hortas e à preservação ambiental, através do reflorestamento das áreas em torno da cidade.

Já com dois anos de implantação da UREM – “moeda” sócio-ambiental que é distribuída para quem colabora com o meio ambiente, o projeto realiza a Coleta Seletiva e leva seus resíduos sólidos até as escolas municipais. Cooperativas de recicladores estão integradas ao projeto, que caminha com o envolvimento cada dia maior da comunidade escolar.

- Precisamos agora alcançar toda a cidade. Temos o Portal da Ecologia e a Casa da Educação Ambiental, que estão envolvidos no projeto e vão nos ajudar nas ações - afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente, José Rafael de Abreu Magalhães, o Fael.

Para participar das atividades, os coordenadores pedem a colaboração de todos, levando dez recicláveis, o que corresponde a 1 UREM, incentivando a realização da Coleta Seletiva na cidade.

Programação para todos os gostos. Confira:

- 4 de junho: Apresentação musical, conscientização e plantio de mudas na sede da Prefeitura, Centro, às 9h;

- 5 de junho: Plantio de mudas no Morro do Cruzeiro, atrás da Igreja Matriz, no Zé Garoto, às 9h;

- 5 de junho: Evento "Desafios e Perspectivas da Sustentabilidade", no Espaço Sustentável do Partage Shopping, Centro, às 19h;

- 8 de junho: Posse do Conselho Municipal de Proteção Animal, no Espaço Sustentável do Partage Shopping, Centro, às 16h

- 11 de junho: Oficina de tinta orgânica Arte Educadora Ana Sobral, na Escola Municipal Nice Mendonça, em Venda da Cruz, às 8h;

- 14 de junho: Evento "Tarde do Futuro", no Teatro Carequinha, em Neves, às 14h;

- 18 de junho: Evento "Que País é ou será esse?", no Espaço Sustentável do Partage Shopping, Centro, às 19h

- 19 de junho: Roda de conversa "Sustentabilidade Social", no Espaço Sustentável do Partage Shopping, Centro, às 19h;

- 20 de junho: Palestra sobre educação ambiental e sustentabilidade, no Espaço Sustentável do Partage Shopping, Centro, às 19h;

- 21 de junho: Evento "Tarde do Futuro", no Teatro Carequinha, em Neves, às 14h;

- 25 de junho: Evento "A cidade que queremos: sustentabilidade e cidade", no Espaço Sustentável do Partage Shopping, Centro, às 19h;

- 26 de junho: Palestra "O mundo do trabalho e a sustentabilidade", no Espaço Sustentável do Partage Shopping, Centro, às 19h;

- 27 de junho: Evento "Construtores da Paz: associação de moradores", no Espaço Sustentável do Partage Shopping, Centro, às 19h.

Gostou? Curta a página Daki no facebook aqui e fique bem informado.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page