top of page

Artesãos têm profissão regulamentada em São Gonçalo



DIVULGAÇÃO

Dignidade, conquista e reconhecimento. Foi desta forma que os artesãos de São Gonçalo definiram a parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de São Gonçalo, através da secretaria de Cultura e Turismo e Fundação de Artes (Fasg) que promoveu o cadastro dos trabalhadores no Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro.

Através da iniciativa, os artesãos recebem uma carteira funcional que atesta a profissão e dá legalidade ao trabalho. Mais de 150 artesãos de São Gonçalo participaram da ação realizada nesta quinta-feira (07/06) no Centro Cultural Joaquim Lavoura, no bairro Estrela do Norte. Para Maria José Costa da Silva, 57 anos, artesã há mais de 10, a carteira do artesão é uma forma de reconhecimento e oferece mais dignidade ao profissional.

- Eu estou muito feliz! Há muito tempo nós estávamos reivindicando esse reconhecimento. Essa carteirinha dá mais dignidade pra gente. Agora tenho minha profissão reconhecida e posso trabalhar nas feiras da cidade - explicou.

Durante toda a manhã e parte da tarde, artesãos participaram de atividades no Centro Cultural Joaquim Lavoura. Às 9h houve a distribuição de senhas. Depois, foi realizada uma apresentação da ação pela coordenadora do Programa Estadual de Artesanato, Nea Mariozz. Após a palestra, foi iniciado o cadastramento e os trabalhadores finalizaram uma peça inacabada comprovando a condição de artesão.

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo e Presidente da Fasg, Carlos Ney Pinho Ribeiro, a regulamentação da atividade oferece ainda mais dignidade ao artesão.

- Para nós, firmar esta parceria junto ao Governo do Estado é uma grande satisfação. São Gonçalo possui cerca de 2 mil artesãos cadastrados na secretaria de Cultura e aos poucos estas pessoas estão recebendo suas carteiras funcionais e podem atuar como artesãos em situação regular. Isto dignifica e valoriza ainda mais a profissão - ressaltou o secretário.

Gostou? Curta a página Daki no facebook aqui e fique bem informado.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page