top of page

Conheça o melhor e o pior da Copa na TV, por Victor Machado



O MELHOR E O PIOR DA COPA NA TV

A cada quatro anos milhares de brasileiros não tem muitas opções. A Copa do Mundo de Futebol é o assunto principal e na programação da TV, não poderia ser diferente. No Brasil, apenas a Rede Globo (sinal aberto), Sportv e Fox (sinal fechado), tem os direitos. Logo de cara, um ponto negativo é a transmissão internacional para todas as emissoras. Ou seja, independente do canal que o telespectador esteja assistindo, a imagem será a mesma.


DIVULGAÇÃO

A Rede Globo, única emissora aberta que transmite os jogos, baseou praticamente toda sua programação no evento, o que pode ser considerado um risco. A Copa do Mundo tem muitos jogos chatos, um exemplo, foi o sonolento Iran X Marrocos. Nos comentários dos jogos uma equipe de ex jogadores e ex árbitros, outro problema. Com exceção do “Maestro Júnior”, os demais analistas foram jogadores de qualidade duvidosa, que por esse motivo, não passam muita credibilidade para o público. O fenômeno, Ronaldo, que também integra a equipe, nos jogos do Brasil, não chega a ser um comentarista brilhante. Os narradores são os mesmos de sempre capitaneados pelo veterano Galvão Bueno, com sempre, mais amado que odiado.

Nos canais fechados temos de tudo. Uma overdose de informações sobre todas as seleções da competição e inúmeras mesas redondas debatendo os jogos antes e depois das partidas. Muitas vezes, um tema banal, como uma decisão da arbitragem fica sendo discutido por horas. Fora isso, alguns humoristas, tentando fazer graça (e não conseguindo). No entanto, algumas novidades chamam atenção: no canal Fox Sports 2, teremos os jogos do Brasil transmitidos 100 % por mulheres, algo inédito, vale a pena conferir. Já no Sportv, o novato comentarista sérvio, ex- jogador do Flamengo Petckovic, vem roubando a cena com seus comentários ácidos, algo que foge do padrão da emissora. Infelizmente o canal que conta com o melhor time de comentaristas não transmite o Mundial. A ESPN faz ótimas análises principalmente no programa Linha de Passe, com participação de Mauro César Pereira e Juca Kfouri.

Desliga

Como é confuso o programa Central da Copa apresentado pelo Tiago Leifert, parece um bate papo de adolescentes. Convidados avulsos como o goleiro Júlio César e o comentarista Caio Ribeiro, que até merecia estar na Rússia, tentando salvar a pátria.

Gostou? Curta a página Daki no facebook aqui e fique bem informado.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page