top of page

Projeto gonçalense 'Lidera Mulher' ganha prêmio do Sebrae



Dentre oito municípios do Estado do Rio, São Gonçalo foi premiado na tarde de ontem pelo melhor projeto no eixo "ambiente de negócios", através do projeto Lidera Rio, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Uma parceria que teve início em janeiro deste ano, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Secretaria de Políticas Públicas para o Idoso, Mulher e Pessoa com Deficiência, deu início ao Lidera Mulher, projeto vencedor, fruto destas parcerias, que capacitou e mapeou mulheres empreendedoras da cidade.

- Esse projeto foi pensado para que através da liderança econômica essas mulheres liderem as suas próprias vidas. Cada uma delas tem um grande potencial, e ao longo do projeto esse potencial foi trabalhado e incentivado. Fui a servidora municipal escolhida para representar São Gonçalo no Lidera Rio e durante este tempo, pensei em desenvolver algo para o empoderamento da mulher e chegamos a este tema. Com ajuda do secretário de Desenvolvimento Econômico, Evanildo Barreto, que também participava das reuniões do Lidera Rio, elaborei o Lidera Mulher. Estamos muito felizes com este prêmio que é de todas as mulheres gonçalenses - disse Paola Souza, idealizadora do Lidera Mulher.

Com uma equipe técnica formada por psicólogas e assistentes sociais, o Lidera Mulher também tem como objetivo a consolidação formal de muitos negócios chefiados por quem, em muitos casos, é responsável por grande parte da renda familiar: as mulheres. Em 2015, mais de 40 milhões de famílias brasileiras eram chefiadas por mulheres, segundo o estudo “Mulheres chefes de família no Brasil: avanços e desafios”, coordenado pela Escola Nacional de Seguros. E esse número tende a crescer. A secretária de Políticas Públicas para Idoso , Mulher e Pessoa com Deficiência, Marta Maria Figueiredo, acredita que investir nesse projeto é investir em sonhos.

- Investir no trabalho das mulheres empreendedoras é potencializar o sonho de cada uma delas, além de contribuir na trajetória de autonomia e realização. Ficamos felizes com a premiação e em poder fazer parte desse momento de reconhecimento das potencialidades da nossa cidade. Só tenho a agradecer a toda a equipe da secretaria, e em especial a Paola e ao Evanildo por todo empenho e comprometimento - disse.

O projeto Lidera Rio existe desde 2005 e tem foco na formação de líderes públicos municipais, que pensem projetos que potencializem mudanças inovadoras no município. Para a presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Carla Pinheiro, investir na potência criativa dos municípios reflete no crescimento e fortalecimento da economia local.

- Foi um sonho realizado pra todos nós, e realizado a muitas mãos. O projeto lidera Rio existe desde 2005 e este ano foi repensado para ter um caráter de mais ações práticas nos municípios, onde a gente pudesse ver as ideias sendo executadas. A gente acredita na potência das cidades, e no investimento em empreendimentos e negócios que já existem nela. É lá que a gente precisa que o ambiente de negócio esteja cada vez melhor, para que essas pessoas mudem o lugar onde vivem - completa.

Gostou? Curta a página Daki no facebook aqui e fique bem informado.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page