top of page

Abaixo-assinado pede estrutura cicloviária na Marquês do Paraná



DIVULGAÇÃO

O coletivo de ciclismo Pedal Sonoro entregou nesta quinta-feira (21), um abaixo-assinado com quase 3 mil assinaturas à Prefeitura de Niterói, pedindo uma solução imediata para a circulação de bicicletas na Avenida Marquês do Paraná, no Centro. A falta de estrutura cicloviária, segundo os ativistas, tem gerado risco e provocado acidentes envolvendo ciclistas na área.

O abaixo-assinado foi realizado através da plataforma digital change.org, ganhando o apoio de 2.850 pessoas. Segundo o coletivo, em abril três ciclistas foram atropelados na Marquês do Paraná em um intervalo de apenas 48 horas.

A implantação de uma ciclovia está prevista como parte do projeto de alargamento da Marquês do Paraná, ligando Icaraí ao Centro de Niterói.

A Prefeitura informou que vai priorizar a implantação da ciclovia, cuja obra deve começar em julho e ser concluída em dezembro deste ano.

Pleito antigo - A reivindicação do Pedal Sonoro é antiga. Segundo Luís Araújo, que responde pelo coletivo, conversas com a Prefeitura de Niterói pedindo soluções para a via vêm desde 2015.

“A gente vem buscando o diálogo. Temos solicitado um encontro para discutirmos a implementação destas propostas”, disse Luís, que cobra a participação da sociedade na concepção do projeto.

Os ciclistas também cobram que alguma medida provisória seja adotada para garantir a segurança de quem anda de bicicleta pela Marquês do Paraná, uma via de alto fluxo e cuja conexão cicloviária é considerada fundamental. Entre elas está a instalação de placas de sinalização no início de cada trecho, no sentido Icaraí e Centro.

“Colocaram apenas três placas genéricas, que não chamam a atenção do motorista, em um só sentido da avenida. Uma delas, inclusive, está embaixo de uma árvore, coberta por galhos. Queremos placas mais objetivas, como a de ‘respeite 1,5 m de distância’, em locais com boa visibilidade. Também já sugerimos a redução da velocidade. Fizemos todos esses pedidos por ofício”, acrescenta o representante do Pedal Sonoro.

O documento foi recebido e protocolado pelo Gabinete do prefeito. Apesar disso, a Prefeitura não respondeu sobre o abaixo-assinado e as possíveis medidas em caráter provisório que possam ser adotadas na Marquês do Paraná até a conclusão da obra.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page