Buscar

Berço da música gonçalense, Estephânia recebeu festival de bandas


Evento ocorreu no último sábado


A música, mais uma vez, tomou o espaço do Colégio Municipal Estephânia de Carvalho, em Laranjal, no último sábado (30), quando foi realizado um grande festival de bandas. Realizado anualmente desde 1987, este evento é o mais antigo do Estado do Rio de Janeiro.

O maestro Heloísio Costa e seus músicos trouxeram para a comunidade um fantástico programa musical, que já contou com a participação de diversas bandas do Estado do Rio, como as de Niterói, Rio de Janeiro, Queimados, Maricá, Rio Bonito, Cabo Frio, Saquarema, Cachoeiras de Macacu, Silva Jardim, Tanguá, Belford Roxo e Nova Iguaçu.

A professora Liana Pessoa atualmente dirige o departamento musical do colégio, que conta com classes de musicalização infantil, flauta doce, canto coral, além da orquestra de sopro e a banda de percussão do maestro Leonardo Moraes. A banda do Colégio Municipal Estephânia de Carvalho faz parte da Federação Nacional de Bandas e já participou de diversos concursos em outros estados, sendo premiada diversas vezes. De lá saíram músicos para a Orquestra Sinfônica Municipal e bandas militares, sendo considerada um berço de formação musical.

- Música por música é o nosso lema, e claro, tendo a música como parte integrante na formação dos alunos e comunidade. Também é um caminho para manter acesa a chama das bandas marciais, não só em São Gonçalo, mas em todo o estado do Rio. A música exerce um papel fundamental de integração, de sensibilização e criatividade, podendo ser sem dúvida um caminho enriquecedor enquanto ação pedagógica, pois auxilia no bem estar das pessoas. No contexto escolar, a música tem como finalidade ampliar e facilitar a aprendizagem do aluno, pois ensina o indivíduo a ouvir e a escutar de maneira ativa e reflexiva, oferecendo oportunidades que lhes permitam o exercício do ser, conviver, fazer e conhecer - afirmou a diretora Liana Pessoa.

#CIDADE #SÃOGONÇALO #ESTEPHÂNIADECARVALHO #FESTIVALDEBANDAS

MV1.2.jpg
MALUGA_2.jpg

© 2020 POR APOLOGIA BRASIL

  • w-facebook
  • Instagram
  • White Twitter Icon