top of page

Novo equipamento agiliza atendimento oftalmológico em SG


Atendimento é feito no PAM Alcântara


DIVULGAÇÃO

A Secretaria de Saúde adquiriu um novo aparelho para a realização de exames oftalmológicos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O equipamento permite que seja medido o grau, a curvatura da córnea e a distância pupilar ao mesmo tempo, dando agilidade e precisão durante as consultas realizadas no setor de oftalmologia da Policlínica (Pam) Alcântara.

De acordo com o secretário de Saúde, Jefferson Antunes, o equipamento moderno chega para oferecer melhoria significativa no atendimento à população. "A aquisição desse aparelho é essencial para um diagnóstico preciso e rápido", declara.

Atualmente, a unidade realiza, em média, 100 consultas oftalmológicas semanais, através de uma equipe formada por cinco médicos oftalmologistas, que atuam nos turnos da manhã e tarde.

Mutirão de catarata já operou 200 pessoas

O mutirão de cirurgias de catarata lançado pela secretaria de Saúde no último mês, já beneficiou 200 pacientes somente neste primeiro mês de atuação. O objetivo é zerar, em até três meses, a fila de espera de pacientes cadastrados no Sistema de Regulação da cidade.

O serviço é realizado na Oftalmoclínica, unidade especializada no procedimento e conveniada ao SUS. As cirurgias acontecem todas as quartas-feiras, sábados e domingos. A meta é atender 40 pacientes por dia. "A catarata, associada ao envelhecimento da população, é a principal causa de cegueira no mundo. Em São Gonçalo, centenas de pacientes aguardam pela cirurgia há quase dois anos. Mas vamos acabar com esta espera através do mutirão e garantir a estas pessoas, a maioria idosas, uma vida melhor no seu dia a dia", garantiu o secretário de Saúde, Jefferson Antunes.

Os pacientes que necessitam da cirurgia e que ainda não estão inscritos no Sistema de Regulação devem procurar a Central de Regulação do município, localizada na Avenida Presidente Kenedy, 333, Centro de São Gonçalo (ao lado da sede do Samu) e os Pólos Sanitários Washington Luiz, Zé Garoto; Hélio Cruz, Alcântara; Jorge Teixeira de Lima, Jardim Catarina; Rio do Ouro; e Paulo Marques Rangel, Porto do Rosa.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page