top of page

Julho Amarelo: Mês do combate às hepatites virais em São Gonçalo


Com uma pequena amostra de sangue do dedo, os tipos B e C de hepatite são testados separadamente


Ação é feita em diversas unidades de saúde da cidade

No Julho Amarelo, mês em que se ressalta a importância da prevenção contra hepatites virais, diversas unidades de Saúde de São Gonçalo realizaram atividades alusivas a data. Nesta quinta-feira (26), a Clínica Gonçalense do Mutondo realizou ação com palestras, testes rápidos para detecção da doença, distribuição de materiais educativos e preservativos.

- É uma doença com variantes e devemos ressaltar que muita gente não sabe que tem hepatite. Por isso é importante realizar os testes rápidos - explica a subsecretária de Atenção Básica, Maria Auxiliadora Rodrigues.

Com uma pequena amostra de sangue do dedo, os tipos B e C de hepatite são testados separadamente. O resultado sai em torno de 30 minutos. Os laudos são entregues individualmente e quem apresentar resultado positivo para a presença do vírus vai ser encaminhado para atendimento pós-teste em uma unidade de tratamento especializada.

A hepatite C é transmitida por via sanguínea. Pessoas acima de 40 anos, privadas de liberdade, usuários de álcool e drogas injetáveis, quem já fez procedimentos de tatuagem, piercing ou sofreu transfusão até o ano 1993, além de pacientes de hemodiálise, são considerados vulneráveis à doença. O tratamento chega a 95% de cura.

Já o tipo B é uma doença sexualmente transmissível e que também pode ser passada da mãe contaminada para o bebê, durante a gestação. Além do uso de preservativos, outra forma de prevenção é a vacina, que está disponível nas unidades de saúde municipais. Pessoas de todas as idades podem se imunizar, sempre em três doses: uma 30 dias após a primeira aplicação e outra seis meses depois. Desde 1997, a proteção contra a hepatite B já consta no Calendário Nacional de Vacinação. O tratamento também é feito via oral.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page