Buscar

Governo do estado e Pão de Acúcar fecham curso técnico no Colubandê


Empresa caiu fora porque não produzirá mais derivados de laticínios


Escola encerrou matrículas este ano

As aulas do curso técnico de leite e derivados oferecidas pelo Núcleo Avançado de Educação em Tecnologia de Alimentos e Gestão de Cooperativismo (NATA), no bairro do Colubandê, em São Gonçalo, serão encerradas. De acordo com alunos, a unidade não abriu vagas para a formação de novas turmas neste ano e o curso será retirado da grade devido ao fim da parceria entre o governo do estado e o Instituto Grupo Pão de Açúcar, responsável por financiar a iniciativa. O futuro incerto das aulas vem preocupando os estudantes, já que o curso não é oferecido em nenhuma outra cidade da região metropolitana do Rio.

Segundo a direção do núcleo, o curso técnico de leite e derivados conta com 120 alunos matriculados. No entanto, a administração garante que os estudantes não serão lesados com o fim da especialização, já que as turmas ativas serão mantidas até a conclusão das disciplinas. Desde 2009 o curso é oferecido pelo NATA e já formou mais de mil alunos. Porém, devido ao encerramento da especialização apenas o curso técnico de panificação permanece na grade.

“É triste saber que o curso vai acabar, por falta de incentivos do governo para a educação pública. Essa medida tira a oportunidade de inúmeros jovens que estão interessados na qualificação, que não é oferecida em nenhuma outra instituição da rede pública da região”, disse a estudante, Juliana Martins, 18 anos.

Preocupados com o futuro incerto dos professores, os alunos temem que com o fim do curso os docentes não sejam remanejados para outras unidades. Entretanto, a direção do NATA, ressaltou que o governo está em busca de parcerias para financiar a especialização.

Em nota, a Secretaria Estadual de Educação (Seeduc) informou que o Instituto Grupo Pão de Açúcar estrategicamente decidiu retirar a parceria somente para oferta do curso técnico de leite e derivados, uma vez que não deve atuar mais neste segmento de negócio. O ensino médio regular e o curso técnico de panificação serão mantidos, inclusive, em parceria com a organização. Ainda segundo a Seeduc os alunos matriculados no curso de leite e derivado não serão prejudicados.

De O Fluminense.

#CIDADE #SÃOGONÇALO #NATA

MV1.2.jpg
MALUGA_2.jpg

© 2020 POR APOLOGIA BRASIL

  • w-facebook
  • Instagram
  • White Twitter Icon