Buscar

Saúde promove Semana do Aleitamento Materno em São Gonçalo


Secretaria realizou palestra para gestantes


Ana Caroline aprendeu com a experiência

A amamentação é fundamental à saúde do bebê. Em alusão à Semana Mundial do Aleitamento Materno, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Área Técnica de Nutrição (Atan), realizou na manhã desta quinta-feira (09) uma ação educativa com gestantes, na Clínica Municipal Gonçalense do Mutondo.

Com o tema "Amamentação é a base da vida", a campanha tem o objetivo de mobilizar a sociedade sobre os benefícios da amamentação e aumentar as taxas de aleitamento no Brasil.

- A amamentação é o alicerce da boa saúde ao longo da vida. O leite materno é gratuito, em temperatura ideal, previne infecções, colesterol, diminui enjoos e cólicas e é uma alimentação exclusiva. O bebê não precisa de outra alimentação durante os primeiros seis meses de vida - assegura a nutricionista e coordenadora municipal de Aleitamento Materno, Aline Aguiar.

Foram realizadas palestras, orientações nutricionais sobre alimentação da mãe durante a prática do aleitamento, além de uma peça teatral com dinâmica entre os participantes. A enfermeira obstétrica da maternidade municipal, Jaci Galo, deu uma palestra sobre a realização de partos na unidade, que é referência no município. Já a enfermeira responsável pela sala de aleitamento da maternidade, Regina Carreiro, explicou sobre a primeira amamentação, dificuldades e formas de ordenha. A pesquisadora Maria Inês Couto de Oliveira (Instituto de Saúde Coletiva/Departamento de Epidemiologia/UFF), que faz parte do grupo técnico da Secretaria Estadual de Saúde sobre Aleitamento Materno, também ministrou palestra durante a atividade.

Mãe de primeira viagem, a estudante Ana Caroline Lyra, 17 anos, moradora da Trindade, acompanhou atenta a cada ensinamento. "Não tenho nenhuma experiência e estava realmente curiosa para saber esses detalhes do parto e período de amamentação", informa.

No dia 13 de agosto a atividade acontece no Polo Sanitário Washington Luiz, Zé Garoto. Já no dia 21 é a vez da atividade acontecer na Maternidade Municipal Dr. Mário Niadjar. De acordo com o Ministério da Saúde, inúmeros são os benefícios da amamentação, entre eles a fácil digestão, o contato íntimo entre mãe e o bebê. Sugar o peito é um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, ajuda a ter dentes bonitos, a desenvolver a fala e a ter uma boa respiração.

#CIDADE #SÃOGONÇALO #ALEITAMENTOMATERNO #SAÚDE

MV1.2.jpg
MALUGA_2.jpg

© 2020 POR APOLOGIA BRASIL

  • w-facebook
  • Instagram
  • White Twitter Icon