Buscar

Saúde realiza campanha de vacinação antirrábica em São Gonçalo


Secretaria disponibiliza duas datas para a vacinação


A doença é considerada incurável e a taxa de mortalidade chega quase a 100%

A Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo, através da Vigilância em Saúde Ambiental, promove nos dias 29 de setembro e 20 de outubro a campanha de vacinação antirrábica. A meta é imunizar 80% animais, o equivalente a 108 mil cães e gatos. Em 2017 foram 136 mil animais imunizados.

- A raiva canina possui alguns tipos e fases e é considerada incurável, por isso é essencial a prevenção por meio da vacina, ela é transmitida pela saliva de um animal infectado através da mordida, arranhão ou lambedura - explica o secretário de Saúde, Jefferson Antunes.

Nesta primeira etapa, 68 postos de vacinação funcionarão atendendo a população dos bairros Barro Vermelho, Boa Vista, Antonina, Boaçú, Brasilândia, Centro, Colubandê, Covanca, Engenho Pequeno, Estrela do Norte, Fazenda dos Mineiros, Galo Branco, Gradim, Itaoca, Jardim Catarina, Lindo Parque, Morro do Castro, Mutuá, Mutuapira, Neves, Palmeiras, Parada 40, Paraíso, Pita, Porto da Madama, Porto do Rosa, Porto Novo, Porto Velho, Rocha, Rosane, Salgueiro, Santa Catarina, Venda da Cruz, Zé Garoto e Zumbi.

- Entre os principais sintomas estão a agressividade, salivação excessiva, paralisia, anorexia e mudanças de comportamento, que podem fazer seu cãozinho deixar de ser alegre e festeiro, para ser triste e depressivo. O tratamento é basicamente profilático, ou seja, deve ser feito antes que uma mordida ou arranhadura por um animal contaminado ocorra. A única forma de prevenção da doença é realizar a vacinação - explica o diretor da Vigilância em Saúde Ambiental, Adaly Fortunato.

Já na segunda etapa da vacina, que acontece dia 20 de outubro,a vacinação acontece em Alcântara, Mutondo, Colubandê, Trindade, Coelho, Laranjal, Rio do Ouro, Tribobó, Anaia, Jóquei, Arrastão, Vila Candoza, Jardim Catarina, Santa Luzia, Sacramento, Guaxindiba, Marambaia, Monjolos, Vista Alegre, Bom Retiro, Pacheco e adjacências.

- A raiva é uma doença que, apesar de estar controlada, ainda preocupa muito, pois a doença é considerada incurável e a taxa de mortalidade é de quase 100%, por isso é essencial realizar a vacinação. Iremos disponibilizar 150 mil doses da vacina para imunizar os animais a partir de três meses de vida. É importante que os animais sejam conduzidos com coleira e guia, e que as pessoas saibam que fêmeas gestantes não podem se vacinar, assim como animais doentes - disse o diretor do Departamento de Controle de Zoonoses e Vigilância Sanitária de São Gonçalo, Zamir Martins.

A coordenação da ação é realizada pela Vigilância Sanitária e organização por conta da Vigilância Ambiental. Ao todo, 500 servidores estão envolvidos.


#CIDADE #SÃOGONÇALO #VACINAÇÃO #RAIVA

MV1.2.jpg
MALUGA_2.jpg

© 2020 POR APOLOGIA BRASIL

  • w-facebook
  • Instagram
  • White Twitter Icon