top of page

São Gonçalo realiza I Fórum Estadual do programa Família Acolhedora


No encontro, cada profissional pôde relatar as formas de trabalho em seu território


Encontro ocorreu na sede do Ministério Público

Ampliar a rede de acolhimento e potencializar as políticas públicas. Esses foram os grandes eixos de discussão do I Fórum Estadual do programa Família Acolhedora, da Secretaria de Desenvolvimento Social, realizado em São Gonçalo, nesta quarta-feira (26). Equipes técnicas de seis municípios estiveram presentes na discussão, que foi um marco na ampliação do serviço como política pública intersetorial no acolhimento familiar de crianças em situação de vulnerabilidade social.

- Hoje damos um passo extremamente importante na construção de metodologias e formas de trabalho que possam pensar o territórios e contribuir para o sistema de garantia de direitos, pensando sempre na reinserção familiar dessas crianças - disse Dina Marcia, coordenadora do Família Acolhedora em São Gonçalo, que desde sua crianção, há oito anos, é considerado referência no estado do Rio de Janeiro.

Com psicólogos, assistentes sociais, pedagogos e outros profissionais da rede, o encontro reuniu as equipes de Campos, Arraial do cabo, Cabo Frio, Niterói, Nova Iguaçu e Belford roxo.

- Esse momento é muito importante pois potencializa a troca e viabiliza a implementação dos serviços de forma mais abrangente. Eu aposto muito nesse espaço de construção coletiva, e é através dele que cuidaremos melhor das crianças e sua infância - afirmou Lindomar Darós, psicólogo da Vara da Infância de São Gonçalo.

No encontro, cada profissional pôde relatar as formas de trabalho em seu território, trocar experiências de atuação e implementação do serviço e aprimorar suas propostas. Um calendário de encontros foi organizado para cada três meses para as equipes trocarem experiências e pensar congressos e conferências futuras.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page