top of page

Armamento da Guarda divide opiniões em SG


Lei deve ser sancionada nos próximos dias pelo prefeito José Luiz Nanci


DIVULGAÇÃO

Servidores terão que passar por treinamento rígido na Polícia Federal

A aprovação do uso de armas letais pela Guarda Municipal de São Gonçalo está dividindo opiniões entre os moradores da cidade. Enquanto alguns acham que a medida vai amentar a segurança da população, outros temem que agentes não estejam preparados para usar esse tipo de armamento. A proposta foi aprovada na quarta-feira pela Câmara Municipal quase por unanimidade (21 a 1), com voto contrário apenas do vereador Professor Paulo (PCdoB).

Na opinião do motorista Michael Lucio Alves, o uso de armas pelos guardas municipais pode ser bom para melhorar a segurança da população. No entanto, ele defende que o treinamento seja rígido e criterioso.

“A violência é hoje o maior problema de São Gonçalo e acredito que sabendo que a Guarda Municipal está armada, os criminosos vão pensar duas vezes. Mas é preciso que haja um treinamento rígido, uma avaliação psicológica criteriosa desses profissionais para que eles possam saber utilizar essas armas para o bem da população”, afirmou.

Já o comerciante Wallace Ferreira é totalmente contra a medida. Ele diz que os agentes de segurança, de forma geral, estão despreparados para o uso de armas letais.

“O treinamento oferecido é muito precário. Um agente de segurança realiza um treinamento básico e logo em seguida já está na rua trocando tiro com bandidos. Infelizmente o despreparo é grande e com mais armas nas ruas, temo pelo aumento da violência”, observou Ferreira.

A segurança dos próprios guardas municipais é a preocupação do operário Ivan Costa.

“Vai ser muito perigoso para os próprios guardas. Agora eles correm o risco de serem abordados pelos bandidos e ainda serem mortos com a própria arma. Acho que eles vão trabalhar com medo”, defende.

O projeto aprovado será encaminhado ao prefeito para sanção. A lei vai requerer uma regulamentação para o uso dos armamentos, preparação dos agentes e testes clínicos e psicológicos. Na opinião do prefeito José Luiz Nanci, São Gonçalo é um dos municípios que mais sofrem com o crescimento da violência.

“É preciso mudar essa situação. Atualmente, não são raras as vezes nas quais os agentes da guarda são obrigados a atuar em situações que os levam a riscos de morte, a exemplo de detenções de bandidos armados nas ruas. O apoio das polícias Militar, Civil e Federal nesse processo de armamento da Guarda Municipal é imprescindível – e obrigatório – para que possamos garantir a melhoria necessária na segurança pública para todos, cidadãos e trabalhadores que atuam nas ruas todos os dias para proteger a população”, garantiu Nanci.

Após a sanção do prefeito, programada para os próximos dias, o projeto passará por um processo de regulamentação para o uso dos armamentos, preparação dos agentes (cursos de armamento e tiro), avaliação psicológica, instruções nas áreas de legislação penal, constitucional, direitos humanos, entre outros segmentos relacionados ao tema.

“O projeto será posto em prática com integração entre o município e as esferas federal e estadual. Para o melhor aproveitamento das aulas, os agentes serão formados em turmas (número ainda a ser definido). Todos os agentes passarão pelos processos de formação e avaliação e serão armados somente após concluírem e serem aprovados em todas as etapas”, explica o secretário de Segurança Pública de São Gonçalo, Felipe Brito.

Os tipos de armamentos serão definidos após a regulamentação, que será desdobrada nos próximos meses. Já em relação à aquisição das armas, poderá ser feita através de compra (licitação), parcerias e/ou doação. Os tipos de armamentos que os guardas portarão e o investimento a ser feito ainda serão definidos.

Atualmente, a Guarda Municipal de São Gonçalo possui 324 agentes. Nanci pretende continuar promovendo mudanças positivas na corporação, como ampliar o efetivo. Em abril deste ano, Nanci inaugurou a nova sede da corporação. Além de representar economia com aluguel, o novo espaço também fornece melhor infraestrutura para a corporação.

No Estado do Rio, os municípios de Barra Mansa e Volta Redonda já armaram suas Guardas Municipais.

Niterói – Ao contrário de São Gonçalo, que não ouviu a população sobre o tema, a Prefeitura de Niterói realizou uma consulta pública no ano passado para saber a opinião dos moradores. Compareceram às urnas apenas 18.990 dos 371.736 eleitores do município, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sendo que 70,1% (13.478) dos niteroienses disseram não e somente 28,9% (5.480) queriam que a guarda portasse o armamento.

Todos os eleitores com título e um documento oficial com foto tinham direito a participar, mas o voto não era obrigatório.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page