Buscar

Exposição de fotos 'Unidas pela Vida' abre Outubro Rosa em SG


O movimento Outubro Rosa nasceu na década de 1990


Ao todo, 23 mulheres fizeram ensaio fotográfico

A abertura das comemorações pelo Outubro Rosa, mês de conscientização pelo câncer de mama, foi realizado com a abertura da exposição de fotografias "Unidas pela Vida", ensaio fotográfico realizado com mulheres de São Gonçalo que passaram ou estão passando pelo processo de quimioterapia na luta contra o câncer de mama, na sede da Prefeitura Municipal de São Gonçalo. A ação é uma iniciativa da Secretaria de Saúde, através da coordenação do Espaço Rosa, unidade municipal dedicada à saúde da mulher.

- As mulheres gonçalenses contam um espaço com toda a infraestrutura necessária para cuidar ainda mais da saúde e, principalmente, da prevenção ao câncer. O Espaço Rosa além de realizar ultrassonografia, biópsia e mamografia, trabalha com a autoestima das mulheres com as diversas ações que são realizadas ali diariamente. O sofrimento para quem tem essa doença é muito grande, elas são verdadeiras guerreiras - dispara o prefeito José Luiz Nanci.

O secretário de Saúde, Jefferson Antunes, enfatizou que diversas unidades de saúde da cidade atuaram com atividades relacionadas ao câncer de mama. "O trabalho realizado no Espaço Rosa tomou uma proporção muito maior nos últimos meses com a concretização das diversas ações que são apresentadas semanalmente. O diagnóstico precoce garante até 95% de chance de cura da doença, então será um mês com atividades completamente voltadas para a conscientização da importância do autoexame com palestras sobre formas de detectar precocemente a doença", declara.

De acordo com a coordenadora do Espaço Rosa e idealizadora do projeto, Patrícia Silva, é importante entender a grande influência em que esse diagnóstico tem na autoestima das mulheres. "Queremos mostrar que há beleza e autoestima nessas mulheres que realizam uma luta diária. É muito gratificante estar a frente dessa unidade de suma importância. Com os exames que oferecemos, conseguimos fechar o diagnóstico de câncer de mama e útero, já realizamos mais de 20 mil mamografias. Abraçar essa causa foi um ato de amor ao próximo, temos um vínculo muito forte umas com as outras, sabemos que nosso trabalho é essencial na vida de muitas mulheres e queremos fortalece-lo cada vez mais", assegura.

Ao todo, 23 mulheres participaram da sessão de fotos, entre elas, a moradora do bairro Rocha, Luciana Pereira, 33 anos. Ela descobriu a doença após fazer o auto exame da mama em novembro de 2017 e está em processo de quimioterapia. "Só quem passa por esse processo sabe o quanto é difícil e complicado. Conheci o Espaço Rosa e uni minha luta a luta das minhas amigas que conheci lá. O trabalho realizado com nós faz toda a diferença em nova auto estima. Fiz minha peruca lá e já uso há cinco meses", declarou.

No evento, foi realizada a entrega de certificados de agradecimentos aos voluntários dos projetos realizados no Espaço Rosa, como a fotógrafas, esteticistas, cabeleireiros, maquiadoras, além das empresas parceiras, como a que produz as perucas. O evento contou ainda com a apresentação da Orquestra Municipal de São Gonçalo.

#CIDADE #SÃOGONÇALO #OUTUBROROSA

MV1.2.jpg
MALUGA_2.jpg

© 2020 POR APOLOGIA BRASIL

  • w-facebook
  • Instagram
  • White Twitter Icon