top of page

Guia de Compras Daki: 4 passos para um bom churrasco



Todos sabemos que o churrasco é uma paixão nacional. Ele pode ser uma pequena reunião ou uma festa para várias pessoas, e qualquer ocasião é motivo para fazer um: seja um aniversário, uma recepção de casamento ou um simples jogo de futebol.

E, para acertar no evento, devemos tomar alguns cuidados. A quantidade e a variedade das carnes e das bebidas, os acompanhamentos, a churrasqueira… Tudo isso terá influência no resultado final. Mas fique calmo e confira as nossas dicas para realizar um churrasco em casa de respeito:

1. Selecione as carnes

A escolha das carnes varia muito de acordo com os convidados, mas é importante ter pelo menos 3 tipos:

  • entre as bovinas, a picanha é sempre bem-vinda. Mas você pode escolher também a maminha ou o miolo de alcatra, que são macias e fáceis de assar;

  • uma peça de lombo é uma boa opção entre as carnes de porco, mas também pode ser um pernil temperado com limão e sal ou uma linguiça apimentada;

  • as asinhas e as coxinhas de frango podem complementar o cardápio.

O cálculo geralmente é de 400 gramas de carne por pessoa. Se for uma festa com duração maior, o número sobe para 700 gramas.

2. Escolha as bebidas


Essenciais para um churrasco de sucesso, as bebidas também dependem muito do gosto e da disposição do pessoal.

Começando pela cerveja, um bom cálculo seriam 5 latões ou 6 long necks por cabeça. Procure incluir tipos diferentes da tradicional pilsen, como lager ou stout, que vão bem com carnes mais fortes. Pode-se colocar também 600 mililitros de refrigerante para cada um.

Caso seja uma celebração mais chique e queira incluir algum tipo de espumante, 1 garrafa para cada 4 pessoas será suficiente. Se você não abre mão do uísque, a conta é de 1 litro para cada 10 pessoas.

3. Pense nos acompanhamentos

Como teremos bebida a festa inteira, o ideal é termos carboidratos para equilibrar. O arroz é tradicional, e você pode incrementá-lo com brócolis ou alho torrado.

Faça um vinagrete menos ácido, utilizando mais azeite e menos vinagre na receita.

Além de acompanhamentos, se a carne demorar a sair, é interessante termos pequenas entradas — como uma mistura de damasco, amendoim e castanhas — e tortilhas ou pães árabes cortados em 4 — que vão bem com patê de abacaxi com frango desfiado.

4. Acenda a churrasqueira


Muito se fala sobre essa questão, pois existem várias maneiras de acender corretamente uma churrasqueira.

Antes de tudo, limpe-a muito bem e tire todo o carvão velho. Em um canto, faça uma espécie de cabana com os pedaços maiores de carvão e, depois, coloque uma bola de papel mais grosso no meio dela. Jogue álcool e depois acenda-a com um fósforo.

Outra maneira é entrelaçar um pedaço generoso de papel higiênico no carvão, embebê-lo em óleo e acendê-lo.

Só coloque as carnes quando já existirem brasas e não as espalhe por toda a churrasqueira, pois carnes diferentes pedem temperaturas diferentes.

Para complementar seu churrasco em casa, coloque uma iluminação leve e escolha uma playlist de músicas bem ecléticas.

Tudo pronto! Agora é só aproveitar com os amigos!

Se você tem outras dicas para fazer um churrasco em casa, compartilhe-as com a gente nos comentários!



Frango Assado/Churrasco. Rua Dr. Aberto Torres, 1.235 - Próximo à Praça do Vila Lage - São Gonçalo.

Entregas em casa/Delivery


Churrasco. Rua Eduardo Ornellas, 32 Parada 40 (Rua da Caminhada) São Gonçalo. Entregas em casa/Delivery

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page