top of page

Defesa Civil de SG promove simulação de desastres


A ação contou com simulações reais de socorro a vítimas feridas


Representantes das Defesa Civil do estado estavam na ação

A Praia das Pedrinhas, no Boa Vista, foi palco na manhã desta quarta-feira(28) de uma simulação de resgate em inundações e estruturas colapsadas, organizada pela Defesa Civil de São Gonçalo, com o intuito de preparar as equipes para possíveis situações de emergência, quais setores que devem ser acionados e a função de cada um. Ao todo, 200 pessoas estavam envolvidas na ação.


"As equipes estão de parabéns por atuarem em conjunto nessa ação que simula uma situação de risco onde todos devem agir rapidamente e em sincronia, para que a situação seja resolvida com o mínimo de tempo possível e com segurança durante o resgate", explica o prefeito José Luiz Nanci.

A ação contou com simulações reais de socorro a vítimas feridas e também de dificuldades enfrentadas pelas equipes durante o resgate.

A atividade teve início às 10h, quando o presidente da Associação dos Pescadores da Praia das Pedrinhas, Alcides Monteiro (Sidinho), 46 anos, fez o chamado para a Defesa Civil solicitando ajuda através do número 2601-0199. Em seguida, a equipe chegou ao local do "desastre", acompanhada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Corpo de Bombeiros e Cruz Vermelha.

Foram simulados dois acidentes. Um pós alagamento provocado por temporais com vítimas ilhadas no telhado de uma residência e afogadas. Neste caso, a ação foi realizada com apoio de botes, mergulhadores e uma embarcação. Já na simulação do desabamento de uma residência com vítimas presas nos destroços, bombeiros fizeram o resgate das vítimas após utilizarem uma britadeira na retirada dos escombros.

Curiosos com a movimentação, o casal Carlos Magno, 55 anos, e Hilda Marinho, 57 anos, moradores do bairro, acompanharam toda a ação. "Soubemos da atividade e viemos ver e fotografar. Muito bacana realizar esse tipo de atividade e ficamos impressionados com o preparo para a simulação. É importante saber que temos equipes prontas e capacitadas para atuarem em nossa cidade em momentos difíceis", declara o guia de turismo.

A atividade faz parte da preparação da Defesa Civil para as chuvas de verão e tem como principal objetivo treinar a população e a própria Defesa Civil para desastres. É o que explica o subsecretário de Defesa Civil, Antônio Haag.

"Como teremos a ocorrência do fenômeno climático El Niño no próximo verão, que provoca um aumento de chuvas, criamos um cenário propício para a ocasião que é a inundação. O objetivo é capacitar os profissionais envolvidos e detectar possíveis falhas e otimizar o serviço de resposta aos munícipes. Nosso objetivo é atuar na prevenção. Nada melhor do que agregar esses conhecimentos com simulados. O objetivo é treinar a comunidade local para trabalhar frente a um evento adverso que acontece todos os anos", conta.


Coordenada pela Defesa Civil de São Gonçalo, a ação contou com a atuação dos Bombeiros, Samu, Grupo de Apoio Resgate, Guarda Municipal, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Desenvolvimento Social, Associação de Pescadores, voluntários da Defesa Civil e Vigilância Ambiental e o setor de transporte da Secretaria de Educação.

A atividade foi acompanhada pelo Prefeito José Luiz Nanci; o secretário municipal de Saúde, Jefferson Antunes; subdiretor do Departamento Gerencial de Defesa Civil do Estado, Coronel Marco Albino; Comandante do 20º Batalhão dos Bombeiros, Coronel Keity Markus, Ten. Coronel Anthony, da Coordenadoria Regional de Defesa Civil (Redec), além de diversos representantes da Defesa Civil Estadual, de Maricá e Tanguá.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page