Buscar

Vigilância Ambiental intensifica ações contra Aedes aegypti


Agentes fizeram esclarecimentos sobre prevenção e combate ao mosquito


Transeuntes receberam panfletos informativos/Foto: Divulgação

Com a proximidade do verão, as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti começaram a ser intensificadas em São Gonçalo. Na sexta-feira(14), a equipe da Vigilância em Saúde Ambiental realizou panfletagem e orientações sobre o risco de criadouros do mosquito causador da dengue, zika e chicungunha, entre comerciantes e transeuntes que passavam pela Praça Luiz Palmier, no Rodo, e nas proximidades do terminal/shopping Pátio Alcântara, em Alcântara.

Um grupo de agentes de endemias da entomologia também participou com a exposição que apresenta as fases do mosquito Aedes aegypti. "O ciclo de reprodução do mosquito leva em torno de 10 dias. Por isso, é preciso realizar uma série de medidas simples para garantir a limpeza dos ambientes. Recipientes como baldes, garrafas, ralos, lixeiras e outros objetos devem sempre estar fechados ou virados com a boca para baixo. As equipes estão nas ruas atuando diariamente, mas é preciso que a população também faça sua parte. Muitas pessoas não atendem as equipes de agentes", alerta o diretor da Vigilância Ambiental, Adaly Fortunato.

O último Levantamento do Índice Rápido de Infestação do Mosquito Aedes Aegypti (LIRA), deste ano, aponta que o município de São Gonçalo obteve o resultado de 1.7% de infestação de larvas do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Dos 92 bairros do município, 35 apresentam resultado satisfatório, 46 estão em estado de alerta e 7 em alto risco, que apresentam maior índice de infestação, são eles: Mutuapira, Jardim República, Santa Izabel, Fazenda dos Mineiros, Jardim Tiradentes, Ipiíba e Vila Iara.

A Vigilância Ambiental realiza, diariamente, visitas domiciliares para prestar orientações e localizar possíveis focos do Aedes aegypti. Também são realizadas palestras em escolas, condomínios e unidades de saúde, afim de orientar a população, que deve verificar diariamente focos do mosquito em suas residências.

#CIDADE #SÃOGONÇALO #DENGUE #CHICUNGUNHA #ZIKAVÍRUS

MV1.2.jpg
MALUGA_2.jpg

© 2020 POR APOLOGIA BRASIL

  • w-facebook
  • Instagram
  • White Twitter Icon