Buscar

São Gonçalo oferece oportunidades para jovens aprendizes


Projeto reúne empresas privadas e poder público


Prefeito José Luiz Nanci participou de aula inaugural/Foto: Divulgação

Uma iniciativa pioneira chegou à cidade de São Gonçalo nesta semana. A Prefeitura Municipal, em parceria com o Instituto Arcádia, o Ministério do Trabalho e Emprego, a Vara da Infância e Juventude e as empresas Nova Rio e Luso-brasileira, deu início a um projeto voltado para o jovem aprendiz. A ação visa oferecer oportunidades no mercado de trabalho para jovens entre 14 e 22 anos, em vulnerabilidade social, que sejam moradores do município.

A secretária municipal de Administração, Anna Luiza Perni, comentou que o projeto é uma grande oportunidade para os jovens do município. "A prefeitura está viabilizando um aprendizado ímpar com as empresas parceiras. Os menores serão absorvidos pela prefeitura e vão ganhar formação profissional. E que esse seja apenas o primeiro passo para cada um deles", desejou Anna Luiza.

O evento também contou com a presença do prefeito de São Gonçalo, José Luiz Nanci, e da chefe de Gabinete, Eliane Gabriel, além de outros representantes da iniciativa, como a juíza da Vara da Infância e Juventude, doutora Cláudia. Na ocasião, foi apresentado o programa do curso a 56 jovens e seus familiares.

A grade terá duração de 1.280 horas: 400 de conteúdo teórico e 880 prático. As aulas serão ministradas de segunda a sexta-feira e terão duração de 4 horas diárias. Os jovens aprendizes cumprirão a parte prática nos órgãos públicos municipais, de acordo com o decreto 8740, de 4 de maio de 2016.

“Essa união entre instituições é muito importante, a exemplo dessa iniciativa que vai resultar na capacitação de mais de 50 jovens. Vamos formar mão de obra local para podermos emprega-los no nosso município. Esses jovens darão a oportunidade a Prefeitura de realizar uma troca. Poderão plantar e colher com o município, uma vez que ele pertence a todos nós", afirma o prefeito José Luiz Nanci.

"Neste projeto, além das aulas, haverá um acompanhamento de cada um desses menores para entender o perfil e monitorar todo o desenvolvimento deles. Atendemos a pessoa individualmente e também junto com as famílias deles, em grupo. O objetivo é conquistar e orientar o adolescente de todas as formas", diz Mohabiana Jacuru, assistente social do Instituto Arcádia.

A aula inaugural do curso foi realizada na tarde desta segunda-feira (17), no Centro de Referência Municipal de Formação Continuada (Crefcon), que fica em prédio anexado à Unidade Municipal de Ensino Infantil (Umei) George Savalla Gomes (Palhaço Carequinha), no bairro Barro Vermelho.

#CIDADE #SÃOGONÇALO #JOVEMAPRENDIZ #JOSÉLUIZNANCI

MV1.2.jpg
MALUGA_2.jpg

© 2020 POR APOLOGIA BRASIL

  • w-facebook
  • Instagram
  • White Twitter Icon